Eletrobras (ELET3): 353 empregados foram desligados em agosto
A Eletrobras (ELET3) informou que 353 empregados inscritos no Plano de Demissão Voluntária (PDV), aberto em 2023, foram desligados em 31 de agosto.
Nos meses de junho e julho, 87 empregados inscritos no mesmo PDV já haviam deixado a companhia.
O total de 440 desligamentos representa cerca de 30% dos 1.473 inscritos no plano de demissão, de acordo com a empresa.
“A decisão de desligamento se deu após avaliação da criticidade das funções desempenhadas pelos trabalhadores desligados e em plena observância da segurança das operações da companhia, sem comprometimento à prestação adequada do serviço público de transmissão e geração outorgado às empresas Eletrobras”, afirmou a empresa em comunicado.
“O PDV, cujas inscrições ocorreram entre os dias 21 de junho e 21 de julho deste ano, observou integralmente o que consta no acordo coletivo de trabalho atualmente em vigor, o qual foi assinado e teve ampla participação de todas as entidades sindicais representativas dos trabalhadores da Companhia e firmado perante o Tribunal Superior do Trabalho”, acrescentou.
-
- PIB surpreende o mercado e traz otimismo para Ibovespa (IBOV); mas uma nova medida provisória acende sinal de alerta para empresas; Entenda o que esperar no Giro do Mercado clicando aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
Usinas e subestações de transmissão
A Eletrobras disse que até dezembro de 2023 não serão feitos desligamentos de profissionais que operam usinas e subestações de transmissão, ou que trabalham nas áreas de manutenção ligadas aos seus negócios e em seu centro de serviços compartilhados.
Mesmo nos casos em que os próprios profissionais requeiram sua saída antecipada, esses pleitos serão “criteriosamente avaliados, inclusive quanto à necessidade de sua prévia substituição”, destacou a empresa.
De acordo com a companhia, foram contratados 102 novos profissionais e mais 730 colaboradores serão contratados até dezembro para as áreas de operação e manutenção das empresas do grupo Eletrobras em todo o país.
“A manutenção do PDV, dado que seguimos com o quadro inalterado nas áreas de produção da operação e manutenção até dezembro de 2023, e com sólido plano de substituição dos profissionais que deixarem a companhia após essa data, não comprometerá a prestação adequada do serviço público de geração e transmissão outorgado à companhia”, afirmou.