Eletrobras (ELET3) convoca acionistas para aprovar acordo com o governo e renovar Conselho

A Eletrobras (ELET3) publicou uma carta aberta aos acionistas nesta quinta-feira (10) em que chama a atenção para as Assembleias Geral Ordinária (AGO) e Extraordinária (AGE) marcadas para 29 de abril.
A principal pauta é a aprovação do Termo de Conciliação com o Governo Federal para encerrar a ADI 7.385, que contesta o limite de 10% no direito de voto dos acionistas.
- Bolsas americanas dão maior salto em anos com pausa de tarifas de Donald Trump. Confira a análise completa do cenário dos mercados globais no Giro do Mercado de hoje
O acordo, segundo a empresa, é fundamental para manter a Eletrobras como uma corporation, garantir estabilidade e avançar em sua estratégia de longo prazo. Pelo Termo, o governo poderá indicar três conselheiros e um membro do Conselho Fiscal, sem participar da eleição geral.
A proposta também libera a companhia de obrigações financeiras com a Eletronuclear e autoriza a venda dessa participação.
A carta também detalha o processo de renovação do Conselho de Administração, com destaque para os nomes de Carlos Marcio Ferreira e Pedro Batista de Lima Filho, indicados por acionistas relevantes e com forte histórico no setor elétrico.
A recomendação é pela recondução de 6 dos 9 conselheiros atuais, garantindo uma renovação parcial e estratégica.
A Eletrobras pede o apoio dos acionistas ao acordo e à nova formação do Conselho, afirmando que a aprovação é essencial para o futuro da companhia.