Eletrobras cai até 8% em NY com dúvidas sobre privatização
Os papéis da Eletrobras (EBR; EBR.B) caem forte em Nova York com os investidores em dúvida sobre o processo de privatização da estatal do setor elétrico. Na mínima de hoje, os ativos que representam as ações ordinárias no Brasil (ELET3) recuaram quase 8%, a US$ 5,85. Às 15, horário de Brasília, a desvalorização é de aproximadamente 2,5%.
Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito
Em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) no Estadão, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse que o processo pode estar concluído até julho do ano que vem. “Esse é o ideal, não sei se a gente vai conseguir, é um processo complexo”, explica. Segundo ele, a ideia é de montar um plano de aumento de capital que reduza a participação do governo de 60% para 40%.
Na terça-feira (30), o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse que a modelagem para o processo já foi definida e o texto da MP deve ser encaminhado até semana que vem para análise dos ministros. A ideia de avançar com a operação por MP, entretanto, parece ter perdido força para o andamento por meio de Projeto de Lei (PL).
Parlamentares defendem que a proposta, por ser polêmica, prossiga no formato de um PL. Os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, também têm defendido publicamente que o governo pare de envias MPs ao Congresso sobre matérias econômicas e que precisam debates no plenário.
A Eletrobras esteve entre as maiores altas do Ibovespa em outubro, com valorização superior a 11%.