Comprar ou vender?

Esta elétrica está pouco atrativa nos preços atuais, diz UBS BB; banco lista motivos para vender

29 nov 2023, 15:12 - atualizado em 29 nov 2023, 15:12
energia-eletrica-transmissao-paulista-trpl4
Elétrica tem recomendação cortada para venda por banco de investimento (Imagem: Pixabay/Seaq68)

As ações da Transmissão Paulista (TRPL4) devem ser atingidas por um conjunto de fatores que jogarão os preços para baixo, avalia o UBS BB, em relatório de atualização de tese divulgado nesta semana.

O banco de investimento cortou a recomendação para venda e introduziu um novo preço-alvo em 12 meses de R$ 23,50, citando o aumento da agressividade em leilões recentes e uma potencial revisão negativa do RBSE (Rede Básica Sistema Existente) como grandes preocupações.

“Adicionalmente, esforços da Eletrobras (ELET3) em vender suas ações da Transmissão Paulista poderia colocar pressão baixista nos papéis”, acrescentam Giuliano Ajeje, Gustavo Cunha e Henrique Simões, do time de análise.

Segundo os analistas, investidores devem esperar volatilidade para o nome em meio aos desdobramentos de um potencial desinvestimento de participação da Eletrobras na empresa.

Ação “muito cara”

Considerando os três principais pontos de atenção listados acima, o UBS BB avalia que a ação da Transmissão Paulista está “muito cara”, negociada com um TIR (Taxa Interna de Retorno) de 6,4%, significativamente abaixo da média de cobertura do banco, de 10,4%.

As expectativas pessimistas do UBS BB podem estar erradas caso a Transmissão Paulista consiga finalizar seus projetos em ritmo mais rápido que o esperado. Um capex (investimentos) menor em relação às estimativas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) também quebraria o cenário desenhado pelos analistas, uma vez que levaria a um aumento do TIR real da companhia.

Para completar, os próximos leilões de transmissão de energia podem servir de gatilho caso a Transmissão Paulista faça ofertas acima de seu TIR real negociado.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar