Eleições

Eleições 2024: Eleitores de 51 cidades voltam às urnas para segundo turno

27 out 2024, 9:48 - atualizado em 27 out 2024, 10:16
eleicoes-municipais-2024-segundo-turno
As urnas foram abertas às 8h (horário de Brasília) e a votação se encerra às 17h; eleições à prefeitura em 2º turno acontecem 15 capitais (Imagem: iStock/rodrigo gavini)

Eleitores voltam às urnas neste domingo (27) para eleger em segundo turno os prefeitos de 51 cidades, sendo 15 capitais, com destaque para algumas disputas onde a votação decisiva colocará frente à frente candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

As urnas foram abertas às 8h (horário de Brasília). A votação encerra às 17h (horário de Brasília).

Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou o horário unificado nas eleições municipais. A medida já havia sido aplicada nas Eleições Gerais de 2022 e foi mantida para o pleito deste ano.

Para este segundo turno, eleitores de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), que têm fusos diferentes da capital federal, devem ficar atentos ao relógio. Nesses locais, o horário de votação será das 7h às 16h (horário local).

Eleições 2024: Disputas nas capitais brasileiras

O PL, partido do ex-presidente, terá representantes no segundo turno em nove capitais, enquanto o PT, de Lula, vai à rodada decisiva em quatro. Em duas delas, Cuiabá e Fortaleza, haverá confronto direto entre candidatos dos partido do atual e do ex-presidente, com as pesquisas apontando disputa apertada em ambas.

Além disso, o duelo entre Lula e Bolsonaro se dará também em capitais mesmo sem candidatos do PT ou do PL, como em São Paulo, onde o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Bolsonaro, enfrentará o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), apoiado entusiasticamente por Lula.

De acordo com as pesquisas, Nunes deverá vencer a disputa na maior cidade do país.

Lula, que colocou na capital paulista seu maior empenho na eleição municipal deste ano, foi forçado a desistir de seu último evento de campanha com Boulos, no sábado (26) após sofrer um acidente doméstico no final de semana passado — uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada.

Outra capital em que haverá duelo entre apoiados por Lula e Bolsonaro é Belo Horizonte, onde o bolsonarista de primeira hora Bruno Engler (PL), que venceu o primeiro turno, enfrentará o atual prefeito, Fuad Noman (PSD).

Pelo que sinalizam as pesquisas, Engler deve sofrer a virada de Noman, que passou a ter o apoio de Lula no segundo turno depois que o candidato petista, Rogerio Correia, foi derrotado no primeiro turno da disputa.

Em Porto Alegre, o candidato alinhado ao bolsonarismo Sebastião Melo (MDB) enfrentará como amplo favorito a candidata petista Maria do Rosário.

Entre as capitais onde haverá confronto direto PL versus PT, Fortaleza deve ter, segundo as sondagens de intenção de voto, uma disputa acirrada entre o bolsonarista André Fernandes e o petista Evandro Leitão.

Em Cuiabá, que também terá um duelo direto PL x PT, o candidato da legenda de Bolsonaro, Abílio Brunini, também aparece em uma disputa voto a voto com o petista Lúdio Cabral.

*Com Reuters e Agência Brasil

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar