Eleitor com dúvida sobre titulo pode consultar site do TSE ou ligar para disque eleição
Mais de 3 milhões de pessoas não poderão votar nas eleições de outubro porque não realizaram o cadastramento por biometria.
É importante destacar que apenas eleitores de cidades com biometria obrigatória tiveram títulos cancelados por não terem feito a revisão eleitoral.
No Acre, por exemplo, dos 22 municípios do estado, o cadastramento biométrico é obrigatório na capital Rio Branco e outras 11 cidades.
O eleitor que estiver com dúvidas se poderá votar ou não, pode consultar a situação do título no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, ou ainda ligar para o disque eleições do seu estado.
Quem optar pela ligação, precisa se informar sobre o número do telefone, porque o serviço não está centralizado em um único número.
Quem teve o título cancelado deve aguardar até novembro, quando o cadastro eleitoral será reaberto. É o que explica Carlos Venícius Ribeiro, diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.
Ao regularizar a situação terá que pagar uma multa de 3 reais e 51 centavos por eleição que deixou de votar.
Bahia e São Paulo são os estados com o maior número de eleitores com títulos cancelados. Na Amazônia Legal, Maranhão e Pará, são os estados com mais pessoas em situação irregular, mais de 200 mil em cada estado.
Cerca de 45 mil eleitores acreanos não atenderam ao chamado da justiça eleitoral e estão impossibilitados de votar.
Na biometria o eleitor é identificado por meio da impressão digital. De acordo com o diretor-geral do TRE do Acre, a medida serve para fazer uma limpeza no cadastro eleitoral, com eleitores que há muito tempo não votam, seja por falecimento ou por mudança de estado e possíveis fraudes.
Ribeiro destaca que a maioria dos títulos cancelados são de eleitores que deveriam ter feito a biometria e não fizeram.
Em Mato Grosso, o TRE faz um alerta: nos dois maiores colégios eleitorais, a capital Cuiabá e Várzea Grande, quem ainda não fez a coleta de dados biométricos, poderá votar nas eleições 2018 e não terão os títulos cancelados, até novembro deste ano.
Nesses dois municípios, no dia do pleito será utilizado o sistema de votação híbrida, ou seja, os eleitores que já tenham feito a biometria, serão identificados pelas digitais, enquanto que os demais serão identificados de forma usual.