Eleições: Vantagem de Lula para Bolsonaro cai para 9 pontos no 2º turno, diz Exame/Ideia
A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o presidente Jair Bolsonaro, em um eventual segundo turno, caiu para seu menor nível desde junho do ano passado, segundo a última pesquisa de intenções de voto realizada pela Exame/Ideia. O petista aparece com 48% de apoio, ante 39% de Bolsonaro – uma diferença de apenas 9 pontos percentuais.
Segundo a Exame/Ideia, Lula perdia de Bolsonaro até abril do ano passado, quando ultrapassou o ex-capitão e começou a ampliar sua liderança, até atingir um pico de 17 pontos percentuais de vantagem no fim do ano. Desde então, contudo, Bolsonaro tem reagido nas pesquisas e encurtando a distância.
O grande adversário de Bolsonaro nas eleições agora é outro
O fundador do instituto de pesquisas Ideia, Maurício Moura, observa, contudo, que Bolsonaro ainda enfrenta outro forte rival: seu elevado índice de rejeição. Mais da metade dos entrevistados afirma que o presidente não merece ser reeleito.
No cenário em que o petista e o ex-capitão do Exército se enfrentam no segundo turno, 9% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 4% não sabem em quem votariam.
A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de abril. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02495/2022. A Exame/Ideia é um projeto que une Exame e o Ideia, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.