Eleições: Sul e Sudeste deram a vitória para Lula, não o Nordeste; presidente eleito e Bolsonaro empataram em duas cidades
Terminada a apuração dos votos do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, começou, principalmente nas redes sociais, uma série de alegações sobre o desempenho de Lula (PT) no Nordeste e o peso dos votos da região no resultado final.
Apesar de o petista ter vencido em todos os estados da região, foi a sua votação no Sudeste que deu a vantagem que precisava para vencer.
Em 2018, contra o ex-ministro Fernando Haddad, o então candidato Jair Bolsonaro venceu com folga em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – os três maiores colégios eleitorais do país.
Apesar de manter a liderança em São Paulo e no Rio de Janeiro e praticamente empatar com Lula em Minas Gerais, os votos do atual presidente nessas regiões caiu, dando margem para Lula.
Em São Paulo, Bolsonaro foi de 67,9% dos votos para 55,2%. No Rio de Janeiro, os votos do presidente foram de 67,9% para 56,5% e em Minas Gerais, onde ele havia vencido com 58,2%, caiu para 49,8% dos votos em 2022.
Eleição no interior dos estados
Também é correto dizer que foi o interior do país que decidiu o pleito. Nas capitais, Bolsonaro venceu Lula com 0,61 ponto percentual a mais de votos, representando 170 mil eleitores. Nas cidades do interior, no entanto, o petista teve melhor desempenho e somou 2,3 milhões a mais de votos.
Ao todo, o presidente eleito liderou 11 das 27 capitais e Bolsonaro teve mais da metade dos votos em 16. Lula venceu em 3.112 municípios, 56% das cidades brasileiras.
Nas capitais, placar foi 16×11 para Bolsonaro
Na maior cidade do país, São Paulo, foi Lula quem teve o apoio da maioria dos eleitores. O petista teve 53,54% dos votos válidos contra 46,46% de Bolsonaro. Já no estado de São Paulo a vantagem foi de Bolsonaro, que somou 55,2% dos votos.
Na cidade do Rio, segunda maior do país, Bolsonaro conquistou apoio de 52,66% dos votantes, contra 47,34% de Lula. Em Belo Horizonte, Bolsonaro liderou com 54,25%, contra 45,75% do petista.
Cidade dividida
Entre as 5568 cidades brasileiras, duas finalizaram a votação do segundo turno das eleições presidenciais deste ano com exatamente a mesma votação entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.
Guará, em São Paulo, e Irati, em Santa Catarina, foram as únicas duas cidades em que houve empate na votação entre os dois candidatos.
No primeiro turno, três cidades tiveram o mesmo resultado entre os candidatos. Nenhuma delas repetiu o feito no segundo turno e todas deram vitória a Bolsonaro no segundo turno.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!