Eleições: Pesquisa eleitoral da Quaest mostra aumento de vantagem de Lula para Bolsonaro no segundo turno
Divulgada nesta quinta-feira (13), a pesquisa de intenção de voto no segundo turno para presidente da República da Quaest contrata pelo banco Genial mostra um aumento da vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o levantamento, o ex-presidente marca 49% das intenções de voto contra 41% do atual presidente e candidato a reeleição no segundo turno das eleições que acontecem no dia 30 de outubro. Na pesquisa anterior, Lula tinha 48% e Bolsonaro os mesmos 41%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Os indecisos variaram de 7% para 4% e os que pretendem votar em branco, nulo ou não votar, de 4% para 6%, indica o levantamento.
Eleitor provável
Para este levantamento, a Quaest desenvolveu o modelo likely voter, ou eleitor provável na tradução, na tentativa de reduzir as diferenças entre os resultados divulgados pelas pesquisas e o que se consolida na apuração dos votos.
Para isso, o instituto utiliza dados do comparecimento real no primeiro turno desta eleição e de pesquisas anteriores que demonstram uma diferença significativa entre a abstenção declarada e a abstenção real.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!