Pesquisa Eleitoral

Eleições: pesquisa Brasmarket aponta maior vantagem para Bolsonaro

24 out 2022, 15:19 - atualizado em 25 out 2022, 11:37
Lula e Bolsonaro
(Imagem: REUTERS/Mariana Greif)

Nesta segunda-feira (24), o Instituto Brasmarket divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto para presidente da República no segundo turno das eleições.

No levantamento, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47,7% das intenções de voto contra 41,8% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Votos brancos e nulos somam 5,2%, os que não sabem/não responderam, 2,9%, e os que disseram que não irão votar, 2,5%.

Na pesquisa anterior, publicada na última quinta (20), o atual presidente e candidato à reeleição tinha 45,5% de intenção de voto e o ex-presidente Lula aparecia com 40,8% . A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Considerando os votos válidos, Bolsonaro aparece com 53,3% e Lula, com 46,7%. Na semana passada, Bolsonaro tinha 52,7%, contra 47,3% de Lula.

Foram realizadas 2.400 entrevistas entre os dias 19 e 23 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-08487/2022.

Semana terá ao menos 14 pesquisas nacionais

Estamos no início da última semana antes das eleições do segundo turno para presidente da República, que acontecem no próximo domingo dia 30. Até o momento, os institutos registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 14 pesquisas nacionais de intenção de voto para serem divulgadas durante esta semana.

Assim como no primeiro turno, nenhum instituo deve realizar o levantamento de boca de urna, feito com eleitores durante o processo de votação e divulgado antes de iniciar a apuração oficial pela justiça eleitoral.

Bolsonaro pode estar 1 ponto à frente de Lula, em seu melhor cenário

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, pode estar até 1 ponto percentual à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a poucos dias do segundo turno das eleições. É o que se conclui da análise de dez pesquisas de intenção de voto divulgadas na semana passada e computadas pelo Money Times.

No seu melhor cenário, Bolsonaro contaria com 46,73% das intenções de voto, acima dos 45,72% do pior cenário de Lula. No cenário básico, contudo, o petista lidera, com 47,77% das menções, ante 44,82% do ex-capitão. Ainda neste cenário, brancos e nulos somam 5,33%, e os indecisos2,08%.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!