Internacional

Eleições nos EUA: Onda republicana fortalece Trump para 2024

08 nov 2022, 16:25 - atualizado em 08 nov 2022, 16:25
Donald Trump
Trump chega novamente forte para 2024 (Imagem: REUTERS/David ‘Dee’ Delgado)Elei

Os Estados Unidos vão às urnas hoje para decidir a nova configuração do Congresso, além de diversas corridas governamentais.

A serenidade dos mercados americanos, com os três principais índices de Nova York operando bem acima de 1%, reforça a percepção de um resultado mais do que esperado, que é a chegada de uma onda ‘vermelha’ republicana no Capitólio.

Se a formação de uma ampla maioria republicana nas Câmara dos Representantes é tida por certa, a vantagem do partido republicano no Senado ainda é incerta.

A batalha pelo controle do Senado é travada nos estados da Georgia, Nevada e Pensilvânia. O partido que vencer duas dessas três corridas terá a maioria simples da casa.

De acordo com o FiveThirtyEight, as notícias não são boas para o partido de Joe Biden, com as disputas senatoriais de Georgia e Nevada assumindo uma inclinação a favor dos republicanos.

Os resultados oficiais devem ser computados ainda hoje.

Donald Trump ressurge para 2024

O forte desempenho dos republicanos neste ciclo eleitoral ressoa a dificuldade com que Joe Biden e os democratas têm lidado com os assuntos prioritários da opinião pública, como inflação, violência e fluxo migratório.

O programa de críticas que compõe as campanhas nacionais do partido republicano neste ciclo eleitoral, contudo, tem no ex-presidente Donald Trump o principal maestro.

A proximidade das eleições coincidiu com o aumento de comícios e endossos feitos pelo ex-presidente, que busca revigorar a sua imagem como líder do partido republicano para a disputa presidencial de 2024.

A competição ferrenha pelo apoio do ex-mandatário foi a marca das prévias republicanas no primeiro semestre deste ano. Aqueles que obtiveram sua bênção colheram até aqui bons resultados.

É o caso, por exemplo, dos candidatos JD Vance, amplo favorito para a corrida em Ohio, e Mehmet Oz, que trava uma batalha tête-à-tête com o democrata John Fetterman na Pensilvânia.

A expectativa é de que Donald Trump anuncie o início de sua campanha presidencial já na semana que vem, calculando o ganho de capital político que arrecadará.

A vida do ex-mandatário, no entanto, não deverá ser tão fácil. Ron DeSantis, o governador da Flórida, desponta como força nova dentro do partido e promete ser a principal voz de oposição ao trumpismo dentro do partido nas prévias em 2024.

Uma coisa é certa: as eleições presidenciais de 2024 dos Estados Unidos já começaram.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar