Eleições: Lula tem 50% e Bolsonaro 43% das intenções de voto segundo levantamento do Ipec
Divulgada nesta segunda-feira (17), a pesquisa Ipec de intenção de voto para presidente da República no segundo turno das eleições mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o levantamento encomendado pela Globo, Lula tem 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Os cálculos do Ipec mostram que o ex-presidente teria 54% dos votos válidos contra 46% do candidato à reeleição.
No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 55% dos votos válidos e Bolsonaro 45%.
Este é o terceiro levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.
No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
Outras pesquisas
O Instituto Veritá divulgou nesta segunda-feira (17) sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno das eleições para presidente da República. Segundo o levantamento, Jair Bolsonaro (PL) tem 48% das intenções de voto contra 46% de Luiz Inácio Lula da Silva.
Na pesquisa nacional estimulada, o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro aparece com 48,7% dos votos e, segundo os cálculos do instituto, 51,2% dos votos válidos. Já o ex-presidente Lula tem 46,4% das intenções e de voto e 48,8% dos votos válidos.
E no domingo (16), pouco antes do debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o Instituto AtlasIntel divulgou sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno para presidente da República nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo o levantamento, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) vence no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem vantagem em Minas Gerais.
Os números mostram que Bolsonaro teria 51% dos votos válidos no Rio de Janeiro e 52% em São Paulo contra 43% e 45% do petista nos estados enquanto Lula teia 50% dos votos válidos em Minas Gerais contra 48% do atual presidente.