Eleições: Lula abre 13 pontos sobre Bolsonaro e vai a 44% no 1º turno, diz BTG/FSB
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu uma vantagem de 13 pontos percentuais sobre o atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, segundo pesquisa de intenção de votos BTG Pactual/FSB Pesquisas divulgada hoje (25).
Na pesquisa estimulada, quando os entrevistados são expostos aos nomes de quem disputa a eleição presidencial, Lula aparece com 44% das intenções, e Bolsonaro, com 31%, seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 9%, Simone Tebet (MDB), com 2%, e outros, com 4%.
Os indecisos somam 3%. Outros 7% foram computados como “não voto”.
A pesquisa mostra que Lula cresceu acima da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Na sondagem anterior, de 11 de julho, o petista tinha 41% das menções. Já Bolsonaro caiu 1 ponto, dentro da margem de erro.
Maioria de quem apoia em Lula ou Bolsonaro não mudará voto até eleições
Ciro manteve o mesmo percentual, e Simone Tebet perdeu dois pontos em relação à última pesquisa, também dentro da margem de erro.
A pouco mis de dois meses do primeiro turno, a pesquisa BTG/FSB indica que 75% dos entrevistados já decidiram em quem votarão para presidente e não pretendem mudar de ideia. Apenas 24% disseram que podem mudar de candidato até a eleição. Outros 2% não souberam ou não responderam.
Os líderes da corrida presidencial contam com os eleitores mais convictos: 85% dos que declaram voto em Bolsonaro dizem que não mudarão de opinião até a eleição, ante 83% dos eleitores de Lula. Somente 14% dos apoiadores do atual presidente dizem ser possível alterar o voto até outubro, pouco menos que os 16% de eleitores de Lula na mesma situação.
Segundo turno mais elástico
Lula subiu de 53% para 54% das intenções de votos no segundo turno, entre as pesquisas FSB/BTG Pactual. Já Bolsonaro recuou de 37% para 36%.
Ambos oscilaram dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. De qualquer modo, a diferença nominal, que era de 16 pontos na última sondagem, passou para 18 pontos nesta.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, por telefone, entre 22 e 24 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!