Eleições EUA: Quando saem os resultados e por onde acompanhar a apuração
Chegou o tão esperado dia das eleições presidenciais dos Estados Unidos. As últimas pesquisas eleitorais mostram uma corrida acirrada entre os candidatos Donald Trump e Kamala Harris.
De acordo com o levantamento realizado pelo The New York Times, Harris possui 49% das intenções de votos, contra 48% de Trump. Já na pesquisa realizada pela NBC News, ambos os candidatos possuem 49% das intenções de voto, com 2% do eleitorado “indeciso”.
- Eleições americanas e onde investir para aproveitar o cenário; veja a seleção de ações internacionais para novembro no Giro do Mercado desta terça-feira (5);
Além disso, nos estados-chave para a eleição, chamados também de “Estados-Pêndulo”, os candidatos aparecem empatados. Esse nome se dá aos estados que costumam ser decisivos na votação, regiões que não têm preferência explícita pelo partido democrata ou republicano.
Para a eleição de 2024, Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin são considerados “chave” para definir quem assumirá a Casa Branca nos próximos quatro anos.
Por onde acompanhar a apuração dos votos
A apuração de votos nos Estados Unidos começa após o fechamento das urnas, a partir das 19h, no horário de Brasília. Para acompanhar em tempo real, algumas páginas de notícias brasileiras estão divulgando o mapa eleitoral, como a CNN Brasil, UOL e BBC News Brasil.
Além disso, é possível acompanhar notícias sobre as eleições através do The New York Times, CNBC News, ABC News e NBC News.
Quando sai o resultado das eleições
Não há um horário certo para o fim das apurações, podendo levar até dias para saírem os resultados. Em 2016, por exemplo, o resultado da vitória de Trump saiu na manhã seguinte das eleições. Em contrapartida, o resultado das eleições de 2020 saiu apenas no sábado seguinte.
Para estas eleições, a previsão é de que os resultados sejam divulgados até domingo, dia 10. Apesar disso, a divulgação do próximo presidente dos Estados Unidos pode acontecer em qualquer dia.
- VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? O Money Times entrevistou analista que está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas para comprar agora. Clique aqui e acesse.
A volatilidade do tempo de apuração ocorre devido à forma de votação dos norte-americanos. Nos EUA, existem três opções: votar presencialmente no dia da eleição, antecipadamente de forma presencial ou pelo correio, permitindo o envio com antecedência.
Por fim, a confirmação oficial pelo Colégio Eleitoral ocorre apenas em dezembro. Os delegados do Colégio Eleitoral se reúnem nas capitais de seus respectivos estados para formalizar os votos na segunda segunda-feira de dezembro, no dia 9.
Previsão de resultados da RealClear Polling