CryptoTimes

Eleições EUA: Como as criptomoedas reagirão após os resultados

04 nov 2024, 13:51 - atualizado em 04 nov 2024, 13:51
eleições-eua-kamala-harris-donald-trump-criptomoedas
(Imagens: Reprodução/Facebook | Montagem: Anna Zeferino)

As eleições dos Estados Unidos estão chegando, em uma corrida eleitoral acirrada entre Donald Trump Kamala Harris. Segundo pesquisa feita pelo jornal The New York Times, em parceria com a Siena College, os candidatos aparecem empatados com 48% das intenções de voto.

O mercado de criptomoedas passou por conflitos sob o mandato do atual presidente, Joe Biden, devido a questões regulatórias. Apesar disso, executivos esperam encontrar mais facilidade em Washington, independentemente de quem ganhar a Casa Branca após a votação marcada para esta terça-feira (5).

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

O candidato do Partido Republicano, Donald Trump, demonstrou grande afinidade com o mercado de criptoativos ao longo de sua campanha. O ex-presidente chegou a se autointitular “Criptopresidente” e lançar um tênis de sua linha, Trump Sneakers, em homenagem ao Bitcoin (BTC).

O republicano reiterou seu apoio à indústria de mineração de bitcoin em reunião com executivos de empresas de criptomoedas e critica o Partido Democrata por regular o setor.

Durante uma conferência, em agosto, Trump chegou a afirmar que, caso seja eleito, vai demitir o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler. Para contextualizar, Gensler é conhecido pelas críticas aos criptoativos. O candidato também promete criar estruturas para o desenvolvimento do setor.

“Esta tarde, estou apresentando meu plano para garantir que os Estados Unidos serão a capital cripto do planeta e a superpotência Bitcoin do mundo, e nós conseguiremos isso”, afirmou Trump, que até recentemente era um crítico da indústria de criptomoedas.

Kamala Harris, por sua vez, não detalhou seus planos para o mercado de criptoativos. Apesar disso, há um debate sobre qual será o futuro das criptomoedas após as eleições americanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a expectativa do mercado cripto?

No final de outubro, o cofundador e presidente executivo da Ripple (XRP), Chris Larsen, realizou uma doação de US$10 milhões em XRP para o Future Forward USA, um grande comitê de ação política da campanha de Kamala Harris.

Para Larsen, a candidata do Partido Democrata “pode garantir que a tecnologia americana domine o mundo”.

Além disso, o cofundador da Ripple publicou em seu twitter que “Está na hora de os democratas adotarem uma nova abordagem para a inovação tecnológica, incluindo os criptoativos”.

Após a doação de Larsen, o CEO da empresa, Brad Garlinghouse, afirmou que respeita o direito que todos têm de se manifestar sobre sua escolha para a presidência e que “a Ripple continuará a dialogar com democratas e republicanos que apoiam políticas pró-cripto no Congresso”.

De acordo com a agência Reuters, alguns agentes do mercado de criptomoedas planejam um novo impulso para a legislação no Congresso, segundo executivos e advogados. Outros, incluindo Bitwise e Canary Capital, estão planejando novos produtos antes de o que muitos executivos esperam ser uma administração mais favorável às criptomoedas.

“Independentemente de quem vencer, haverá uma nova abordagem sobre como avançaremos com as criptomoedas”, afirmou Rebecca Rettig, diretora jurídica e de políticas da empresa de criptomoedas Polygon Labs.

*Com informações da Reuters

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.