Eleições EUA: Como as criptomoedas reagirão após os resultados
As eleições dos Estados Unidos estão chegando, em uma corrida eleitoral acirrada entre Donald Trump e Kamala Harris. Segundo pesquisa feita pelo jornal The New York Times, em parceria com a Siena College, os candidatos aparecem empatados com 48% das intenções de voto.
O mercado de criptomoedas passou por conflitos sob o mandato do atual presidente, Joe Biden, devido a questões regulatórias. Apesar disso, executivos esperam encontrar mais facilidade em Washington, independentemente de quem ganhar a Casa Branca após a votação marcada para esta terça-feira (5).
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
O candidato do Partido Republicano, Donald Trump, demonstrou grande afinidade com o mercado de criptoativos ao longo de sua campanha. O ex-presidente chegou a se autointitular “Criptopresidente” e lançar um tênis de sua linha, Trump Sneakers, em homenagem ao Bitcoin (BTC).
O republicano reiterou seu apoio à indústria de mineração de bitcoin em reunião com executivos de empresas de criptomoedas e critica o Partido Democrata por regular o setor.
Durante uma conferência, em agosto, Trump chegou a afirmar que, caso seja eleito, vai demitir o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler. Para contextualizar, Gensler é conhecido pelas críticas aos criptoativos. O candidato também promete criar estruturas para o desenvolvimento do setor.
“Esta tarde, estou apresentando meu plano para garantir que os Estados Unidos serão a capital cripto do planeta e a superpotência Bitcoin do mundo, e nós conseguiremos isso”, afirmou Trump, que até recentemente era um crítico da indústria de criptomoedas.
Kamala Harris, por sua vez, não detalhou seus planos para o mercado de criptoativos. Apesar disso, há um debate sobre qual será o futuro das criptomoedas após as eleições americanas.
Qual é a expectativa do mercado cripto?
No final de outubro, o cofundador e presidente executivo da Ripple (XRP), Chris Larsen, realizou uma doação de US$10 milhões em XRP para o Future Forward USA, um grande comitê de ação política da campanha de Kamala Harris.
Para Larsen, a candidata do Partido Democrata “pode garantir que a tecnologia americana domine o mundo”.
Além disso, o cofundador da Ripple publicou em seu twitter que “Está na hora de os democratas adotarem uma nova abordagem para a inovação tecnológica, incluindo os criptoativos”.
It’s time for the Democrats to have a new approach to tech innovation, including crypto. I believe @KamalaHarris will ensure that American technology dominates the world, which is why I’m donating $10M in XRP in support of her. https://t.co/vb9KJA87JK
— Chris Larsen (@chrislarsensf) October 21, 2024
Após a doação de Larsen, o CEO da empresa, Brad Garlinghouse, afirmou que respeita o direito que todos têm de se manifestar sobre sua escolha para a presidência e que “a Ripple continuará a dialogar com democratas e republicanos que apoiam políticas pró-cripto no Congresso”.
De acordo com a agência Reuters, alguns agentes do mercado de criptomoedas planejam um novo impulso para a legislação no Congresso, segundo executivos e advogados. Outros, incluindo Bitwise e Canary Capital, estão planejando novos produtos antes de o que muitos executivos esperam ser uma administração mais favorável às criptomoedas.
“Independentemente de quem vencer, haverá uma nova abordagem sobre como avançaremos com as criptomoedas”, afirmou Rebecca Rettig, diretora jurídica e de políticas da empresa de criptomoedas Polygon Labs.
*Com informações da Reuters