Eleições: Decisões do TSE colocam Lula com o dobro de propaganda que Bolsonaro; veja como ficou a divisão
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concederam à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como direito de resposta, 184 inserções no horário eleitoral na TV que seriam utilizados por Jair Bolsonaro (PL). Também foram concedidos ao petista 42 inserções em rádio, comando 226 propagandas.
Isso causará ao candidato do PL a perda de quase metade das 400 inserções previstas na TV para a reta final da disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais.
Os vídeos com direito de resposta de ambos os candidatos começam a ser computados/veiculados a partir de sexta-feira (21).
Uma primeira decisão deu 20 inserções de 30 segundos à Lula para que o candidato à presidência rebatesse ataques feitos por Bolsonaro chamando o ex-presidente de “ladrão” e de “corrupto”.
Outra decisão deu 14 inserções, com o mesmo tempo de duração, para Bolsonaro rebater as peças do PT que o associavam ao ato de canibalismo na TV.
O ministro Paulo de Tarso Sanseverino considerou que “a propaganda eleitoral impugnada é ilícita, pois atribui ao candidato à conduta de ‘corrupto’ e ‘ladrão’, não observando a legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade”.
Uma nova decisão garantiu 164 inserções para Lula durante a propaganda eleitoral de Bolsonaro na TV. A decisão aborda peças veiculadas pela campanha do presidente que, segundo os advogados de Lula, buscavam “incutir a ideia de que Lula estaria associado à criminalidade”.
Pelo mesmo motivo, foram concedidas 42 inserções na rádio ao candidato petista que seriam do candidato à reeleição.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!