Eleições: Bolsonaro se reúne com sertanejos, Lula campanha em São Paulo; veja como foi a segunda dos candidatos
A segunda-feira (17) teve movimentações distintas entre os dois candidatos à presidência da República que disputam o segundo turno das eleições. Enquanto os eleitores repercutiam o debate de domingo a noite, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) saíram mais uma vez atrás de apoio.
Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a levantar suspeitas sem provas sobre as urnas eletrônicas e disse que a análise sobre se houve fraude no primeiro turno das eleições está sendo feita pelas Forças Armadas, garantindo não interferir nesses trabalhos.
“No momento, como as Forças Armadas foram convidadas a integrar uma comissão de transparência eleitoral, esse trabalho está sendo feito pelas Forças Armadas, eu não dou palpite. As Forças Armadas têm uma equipe enorme no Comando de Defesa Cibernética que trabalha nessa questão”, disse o presidente em entrevista à Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
Já o ex-presidente Lula fez caminhada pela zona leste de São Paulo, onde pediu paciência à população, caso seja eleito, porque pegará o país “quebrado”.
Lula esteve no bairro de São Mateus com Geraldo Alckmin (PT), seu candidato à vice, e Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo.
“A gente vai voltar a fazer o que já fizemos uma vez. Mas para isso vamos precisar ter paciência porque o país está quebrado, e pretendemos recuperar o Brasil”, disse Lula.
Mais tarde, Bolsonaro se reuniu com cantores em Brasília e Lula com religiosos em São Paulo.
Tiros em ato de campanha
Também em São Paulo, durante evento de sua campanha para governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi surpreendido por disparos de arma de fogo e teve de finalizar o dia de campanha.
Tarcísio estava em Paraisópolis, comunidade da cidade de São Paulo, quando tiros foram disparados próximos ao local do evento que participava, obrigando a todos que procurassem abrigo e encerrassem a campanha.
“Foi um ato de intimidação, foi um recado, um recado claro do crime organizado dizendo ‘vocês não são bem-vindos aqui’. Pra mim é uma questão territorial, não é uma questão política”, disse o candidato em entrevista coletiva concedida horas depois do ocorrido.
Pesquisas eleitorais tem resultados distintos
Segunda-feira foi dia de divulgação de pesquisas eleitorais de intenção de voto. Apesar de ainda não captarem o desempenho dos candidatos no debate e os acontecimentos do dia, os levantamentos são muito importantes, apesar de resultados diferentes.
De acordo com a pesquisa CNT/MDA, Lula possui 48,1% das intenções de votos. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com 41,8% dos votos. Brancos e nulos somam 6%, enquanto os indecisos totalizam 4,1%.
O Instituto Veritá divulgou sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno das eleições para presidente da República. Segundo o levantamento, Jair Bolsonaro (PL) tem 48% das intenções de voto contra 46% de Luiz Inácio Lula da Silva.
Na pesquisa nacional estimulada, o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro aparece com 48,7% dos votos e, segundo os cálculos do instituto, 51,2% dos votos válidos. Já o ex-presidente Lula tem 46,4% das intenções e de voto e 48,8% dos votos válidos.
Já a pesquisa Ipec de intenção de voto para presidente da República no segundo turno das eleições mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o levantamento encomendado pela Globo, Lula tem 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Os cálculos do Ipec mostram que o ex-presidente teria 54% dos votos válidos contra 46% do candidato à reeleição.
No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 55% dos votos válidos e Bolsonaro 45%.
Neste domingo (16), pouco antes do debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o Instituto AtlasIntel divulgou sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno para presidente da República nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo o levantamento, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) vence no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem vantagem em Minas Gerais.
Os números mostram que Bolsonaro teria 51% dos votos válidos no Rio de Janeiro e 52% em São Paulo contra 43% e 45% do petista nos estados enquanto Lula teia 50% dos votos válidos em Minas Gerais contra 48% do atual presidente.