Eleições: Bolsonaro lidera no sudeste, mas Lula virou em Minas Gerais; veja o que dizem as pesquisas por estado
A disputa presidencial será apertada. Isso é o que apontam as pesquisas eleitorais de intenção de voto no segundo turno nacionais, e os levantamentos regionais.
Os últimos dados divulgados mostram que Jair Bolsonaro (PL) ampliou a vantagem na região sudeste, mas Lula (PT) tem a maioria dos votos em Minas Gerais e diminuiu a vantagem do presidente em São Paulo.
O petista, segundo as pesquisas, lidera na região norte, além de ter grande vantagem no nordeste, enquanto o atual presidente lidera com folga na região sul e no centro-oeste.
Pesquisas para presidente nos estados
No Rio Grande do Sul, segundo a pesquisa AtlasIntel divulgada no dia 27, Bolsonaro tem 52,4% das intenções de voto e Lula 47,6% dos votos.
Em São Paulo, também segundo a pesquisa Atlas do dia 27, Bolsonaro aparece com 52,3% das intenções de voto no estado contra 47% de Lula. Na pesquisa Datafolha, Bolsonaro tem 49% das intenções de voto e Lula 43% em São Paulo.
Já no Rio de Janeiro, os dados da pesquisa Atlas apontam liderança de Bolsonaro por 54,8% contra 45,2% de Lula. No levantamento do Datafolha, Bolsonaro aparece com 51% das intenções de voto e Lula com 41%
Em Sergipe, Lula tem 62% das intenções de voto e Bolsonaro 36% segundo levantamento AtlasIntel.
E em Minas Gerais, Lula tem 51,7% das intenções de voto contra Bolsonaro com 48,3%, segundo pesquisa AtlasIntel, e segundo o Datafolha a disputa tem Lula com 48% e Bolsonaro 43% das intenções de voto.
Levantamento por região
Na região Norte, segundo pesquisa Datafolha, Lula aparece com 48% das intenções de voto e Bolsonaro tem 47%. No Nordeste, a diferença é de 67% para Lula contra 28% de Bolsonaro.
O presidente Bolsonaro aparece com 53% das intenções de voto no Centro-Oeste contra 40% de Lula na região.
O Sudeste aparece com vantagem de Bolsonaro, que soma 48% das intenções de voto na região contra 44% de Lula.
E no Sul do pais, Bolsonaro aparece com 58% e Lula 36% das intenções de voto.
- SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.
Disputa para governador no segundo turno
Alagoas
Pesquisa Ipec do dia 20 de outubro mostra o governador Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, com 49% das intenções de voto totais. Rodrigo Cunha (União Brasil) tem 40%.
Já levantamento Real Time Big Data divulgado dia 25 mostra Paulo Dantas com 44% dos votos totais, contra 40% de Rodrigo Cunha.
O Instituto Paraná Pesquisas divulgado em 20 de outubro tem Dantas com o apoio de 44,4% dos entrevistados, e Cunha de 42,5%, enquanto os “não votos” somam 13,1% do eleitorado.
Amazonas
O levantamento Ipec divulgado no dia 19 aponta que o governador Wilson Lima (União Brasil) tem 53% das intenções de voto, ante 41% de Eduardo Braga (MDB).
Já pesquisa Real Time Big Data divulgada em 17 de outubro, mostra Wilson Lima com 53% das intenções de voto totais, e Eduardo Braga com 39%.
Bahia
De acordo com a pesquisa Ipec divulgada no dia 21 Jerônimo Rodrigues (PT) tem 48% da preferência, enquanto ACM Neto (União Brasil) aparece com 44%.
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado em 20 de outubro mostra Jerônimo com 46,8% das intenções de voto totais, e ACM Neto, com 45,6%.
Já pesquisa Real Time Big Data divulgada em 20 de outubro mostra Jerônimo à frente com 52% das intenções de voto totais, contra 44% para ACM Netto.
Espírito Santo
Pesquisa Ipec divulgada em 21 de outubro, aponta a liderança do governador Renato Casagrande (PSB), com 49% das intenções de voto totais, ante 40% de Carlos Manato (PL).
Já pesquisa Real Time Big Data divulgada em 20 de outubro mostra Casagrande com 48% das intenções de voto e Manato com 42%.
Mato Grosso do Sul
O levantamento Ipec divulgado no dia 21 mostra empate entre Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB), com os dois candidatos somando 45% das intenções de voto totais.
Mesmo dado apontado pela Real Time Big Data no dia 24. O levantamento mostra os dois candidatos com 46% das intenções de voto totais, enquanto indicações de voto em branco e nulo somam 4%.
Paraíba
Pesquisa Ipec divulgada no dia 20 de outubro mostra João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, liderando a disputa com 47% das intenções de voto totais, contra 42% de Pedro Cunha Lima (PSDB).
Já pesquisa Real Time Big Data divulgada no dia 25 mostra Azevêdo com 50% das intenções de voto totais e Cunha Lima, com 41%.
Pernambuco
A pesquisa Ipec divulgada dia 25 mostra Raquel Lyra (PSDB) com 50% das intenções de voto, ante 42% de Marília Arraes (Solidariedade), pelos votos totais.
Já levantamento Real Time Big Data divulgado no dia 18 mostra Raquel Lyra com 52% dos votos totais, e Marília Arraes com 41%.
Rio Grande do Sul
De acordo com os números da pesquisa Ipec divulgada no dia 21, Eduardo Leite (PSDB), candidato à reeleição, lidera a corrida com 50% das intenções de voto totais, enquanto Onyx Lorenzoni (PL) aparece com 41%.
Já levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado em 21 de outubro, mostra Onyx Lorenzoni com 47,5% dos votos totais, e Eduardo Leite com 43,1%.
E a pesquisa AtlasIntel aponta vantagem para Eduardo Leite contra Onyx Lorenzoni por uma vantagem de 54% dos votos válidos contra 46%.
Rondônia
Pesquisa Ipec do dia 19 de outubro indica empate entre Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e o senador Marcos Rogério (PL), ambos com 45% das intenções de voto totais.
A pesquisa Real Time Big Data divulgada no dia 24 mostra que o candidato Coronel Marcos Rocha tem 47% das intenções de voto totais, enquanto Marcos Rogério aparece com 46%.
Santa Catarina
Levantamento Ipec do dia 18 mostra que o senador Jorginho Mello (PL) liderando com folga a disputa contra Décio Lima (PT), por placar de 59% a 26% considerando as intenções de voto totais.
A pesquisa Real Time Big Data divulgada no dia 20 mostra que Mello tem 56% das intenções de voto totais, contra 25% de Lima.
São Paulo
A disputa pelo Palácio dos Bandeirantes entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) se acirrou nos últimos dias. Segundo pesquisa Ipec divulgada no dia 25 de outubro Tarcísio concentra 46% das intenções de voto totais, e Haddad, 43%.
Já pesquisa Real Time Big Data divulgada dia 26 mostra Tarcísio com 50% das intenções de voto totais, e Haddad com 39%, similar ao apresentado pelo Instituto Paraná Pesquisas divulgado no dia 21, onde Tarcísio tem 51% das intenções de voto totais, enquanto Haddad aparece com 37,7%.
Na pesquisa AtlasIntel, Tarcísio tem 53,8% dos votos válidos contra 46,4% de Haddad.
Sergipe
O levantamento Ipec do dia 20 aponta o senador Rogério Carvalho (PT) com 43% das intenções de voto totais, enquanto Fábio Mitidieri (PSD) aparece com 40%.
Já o levantamento AtlasIntel mostra uma vantagem maior nos votos válidos para Rogério Carvalho. O petista tem no levantamento 57% dos votos válidos contra 43% de seu adversário.
- Com Lula ou Bolsonaro, poupança e conta corrente estão “comendo” o seu dinheiro sem você perceber – e a situação tende a piorar. Veja como fugir disso clicando aqui.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!