Pesquisa Eleitoral

Eleições: Bolsonaro amplia vantagem no sudeste, mas Lula consolida nordeste e aperta no Centro-Oeste

24 out 2022, 19:46 - atualizado em 24 out 2022, 19:46

Há menos de uma semana do segundo turno das eleições, segue a corrida de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na que deve ser a mais apertada eleição para presidente da República desde a redemocratização do país.

A totalização dos votos do primeiro turno mostrou uma disputa bem mais apertada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL), do que se supunha com base nas pesquisas de intenção de voto.

Lula venceu em 14 Estados; Bolsonaro faturou 13. Quando se observa o desempenho dos dois nos maiores colégios eleitorais do país, a maior surpresa fica com São Paulo, onde Bolsonaro conquistou uma confortável vitória com sete pontos percentuais de diferença, contrariando os institutos de pesquisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nordeste com Lula, Sul e Centro-Oeste com Bolsonaro

Na divisão por região, as pesquisas mostram que o ex-presidente Lula conseguiu manter a vantagem, e até ampliar, para o atual presidente Bolsonaro no nordeste, até conseguiu reduzir a diferença na região sul, mas perde a batalha na região sudeste, o maior colégio eleitoral do país.

As últimas pesquisas mostram que Lula tem, no nordeste, 67% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro. Nas regiões norte e centro-oeste os levantamentos apontam a mesma medida, 48% de intenções de voto para Bolsonaro e 46% para Lula.

No sudeste, onde os candidatos concentraram seus esforços durante o segundo turno, Bolsonaro aparece com 49% das intenções de voto e Lula com 44%. Na região sul, Bolsonaro agora aparece com 53% das intenções de voto contra 38% de Lula.

As pesquisas nacionais da última semana

A penúltima semana antes da disputa do segundo turno das eleições para presidente da república foi cheia de pesquisas de intenção de votos. Assim como a variedade de institutos, os resultados divulgados também foram diversos, apesar de todas mostrarem margens pequenas de diferença.

Em algumas, o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) manteve a liderança conquistada na votação do primeiro turno e aparece na frente. Em outras, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece liderando as intenções de voto. A grande maioria aponta um empate técnico entre os dois candidatos, com variação podendo ser positiva para qualquer um.

Última semana terá pelo menos 14 levantamentos nacionais

Estamos no início da última semana antes das eleições do segundo turno para presidente da República, que acontecem no próximo domingo dia 30. Até o momento, os institutos registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 14 pesquisas nacionais de intenção de voto para serem divulgadas durante esta semana.

Assim como no primeiro turno, nenhum instituo deve realizar o levantamento de boca de urna, feito com eleitores durante o processo de votação e divulgado antes de iniciar a apuração oficial pela justiça eleitoral.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.