Eleições americanas: Quando será a posse de Trump e por que não é hoje?
Diferentemente do Brasil, a posse do presidente nos Estados Unidos não é no dia 1 de janeiro, e sim na segunda-feira dia 20. O presidente eleito, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais em 6 de novembro deste ano.
Desde 1936, os presidentes eleitos assumem a Casa Branca no dia 20 de janeiro, mas, caso a data caia em um domingo, a posse ocorre no dia 21. A implementação da regra ocorreu no primeiro mandato de Franklin D. Roosevelt.
- VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? O Money Times entrevistou analista que está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas para comprar agora. Clique aqui e acesse.
Anteriormente, entre 1793 até 1932, a regra era de que os presidentes assumiam o cargo em 4 de março. O Congresso Americano, no entanto, percebeu que a distancia entre a data da eleição, que ocorre na primeira terça-feira de novembro, e a posse era muito extensa.
Com isso, em 2 de março de 1932, o Congresso aprovou a emenda constitucional e a ratificou em 23 de janeiro de 1933. Dessa forma, Roosevelt ainda assumiu na data antiga, mas, em seus mandatos seguintes, o ex-presidente e todos os por vir assumiriam em 20 de janeiro.
A data de posse brasileira não seria possível nos Estados Unidos, isso porque as datas e procedimentos do calendário eleitoral do país são diferentes.
A cerimônia de posse acontecerá em Washington, DC, ao meio dia do horário local, sendo 14h no horário de Brasília.