Eleições

Eleições 2024: Qual o horário da votação no 2º turno?

23 out 2024, 14:25 - atualizado em 23 out 2024, 14:25
eleicoes-municipais-2024-segundo-turno-1
O horário de votação foi unificado em todo o país nas eleições de 2022 e foi mantido em 2024. Com isso, as cidades que possuem fuso horário diferente de Brasília começam e terminam a votação mais cedo. (Imagem: Gilnature/ iStock)

Neste domingo (27), cerca de 33 milhões de brasileiros retornarão às urnas nas eleições municipais para escolher os futuros prefeitos e vice-prefeitos das cidades que foram ao segundo turno. No total, 51 municípios terão segundo turno e, entre eles, estão 15 capitais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não anunciou nenhum tipo de mudança ou alteração nos horários praticados no primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro. Portanto, a abertura do pleito segue às 8h da manhã, e o fechamento às 17h da tarde, no horário de Brasília. Porém, alguns municípios têm um fuso horário diferente da capital federal e os eleitores devem ficar mais atentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Municípios com outro fuso horário neste 2º turno

O horário de votação foi unificado em todo o país nas eleições de 2022 e foi mantido em 2024. Com isso, as cidades que possuem fuso horário diferente de Brasília começam e terminam a votação mais cedo.

Neste segundo turno, são os casos de quatro capitais: Manaus (AM), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), onde o pleito abre e fecha uma hora mais cedo do que o restante dos municípios (começa às 7h e fecha às 16h em relação a Brasília).

Em todos os municípios, a preparação da sessão eleitoral começa uma hora antes, com a instalação da urna eletrônica e a emissão das zerésimas, que comprovam a ausência de votos em quaisquer candidatos antes do início da votação.

Quando a votação se encerra, começa a emissão dos boletins de urna e os resultados são encaminhados para o TSE, que divulga a apuração oficial a partir das 17h (horário de Brasília).

Confira a lista das cidades que terão 2º turno

Haverá segundo turno em 15 capitais: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP).

Além das capitais, eleitores de outros 36 municípios vão às urnas novamente neste domingo. As cidades são: Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Mauá (SP), Niterói (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG).