Eleições 2024: Como consultar minha situação eleitoral?
O segundo turno das eleições municipais de 2024 estão se aproximando, no dia 27 de outubro. Para exercer o direito do voto, o eleitor precisa estar em regularidade com a Justiça Eleitoral.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 15 capitais e outros 36 municípios brasileiros terão o segundo turno para a escolha de prefeito. O período de votação acontece das 8h até às 17h (horário de Brasília).
Para checar a situação eleitoral, é preciso acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e selecionar o “Autoatendimento Eleitoral”, em seguida, escolher “Título Eleitoral” e, por fim, “Consultar Situação Eleitoral”, informando número do título, CPF ou nome completo. Com isso, o sistema irá informar qual a situação.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
Caso esteja tudo certo, a situação irá aparecer como “Regular” e, nesse caso, basta o eleitor comparecer à urna nos dias das eleições e votar. Mas é preciso ter atenção, pois isso não significa que existam débitos referentes a alguma pendência, portanto, consulte também os “débitos eleitorais”.
Na condição “Cancelado”, o título fica indisponível para voto e só está habilitado para transferência ou revisão. Já no caso de “Suspenso”, também impede a eleitora ou o eleitor de votar. A
Caso o eleitor esteja m situação em que precise regularizar o título, isso também pode ser feito pela página do Autoatendimento Eleitoral, bastando clicar em “Regularize seu título eleitoral cancelado” e fornecer os documentos solicitados.
No entanto, atenção, o prazo para a regularização para as eleições municipais 2024 encerrou em 8 de maio.