Eleições 2022: TSE se une ao aplicativo Kwai para combater desinformação
O Tributal Superior Eleitoral (TSE) e a rede social Kwai anunciaram parceria para divulgar conteúdos de combate à desinformação nas eleições 2022.
Nesta segunda (4), estreia a página especial na plataforma com conteúdos voltados para disseminar informações no ambiente digital sobre as eleições.
A parceria é uma ação para o Mês do Combate à Desinformação, sendo a primeira do acordo do Kwai com o TSE para manter a integridade do processo eleitoral no Brasil.
O intuito da união entre o TSE e o Kwai e do lançamento da página na plataforma é a publicação de conteúdos voltados para as eleições de 2022 e sobre o processo eleitoral, que promete esclarecer e desmistificar temas como:
- Fraudes na urna eletrônica;
- Votos em branco e nulos;
- Remuneração para a atuação de mesários;
- Acesso à documentação eleitoral.
Esclarecimento de fake news
Um dos principais pontos da ação é o esclarecimento de fake news, com o intuito de viabilizar o discernimento de notícias verdadeiras e falsas nas eleições de 2022. O TSE já tem focado em ações com este intuito nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Para a nova ação, o TSE e parceiros de notícias do Kwai vão mostrar, através de vídeos, o que é fato e o que é boato sobre as eleições e a Justiça Eleitoral, além de apresentar informações úteis sobre o processo eleitoral.
Os vídeos também vão dar dicas para os usuários, de formas que possam aprender a identificar notícias falsas e tirar as principais dúvidas com fontes confiáveis sobre o tema.
Será possível interagir com as postagens, sugerindo dicas que auxiliem na busca da informação correta sobre o processo eleitoral, utilizando a hashtag #FatoOuBoato.
Por fim, a plataforma vai disponibilizar ferramentas que encaminham para as páginas de checagem de informações e da Justiça Eleitoral.