Eleições 2022

Eleições 2022: Título de eleitor não é obrigatório para votar; veja quais documentos levar

28 set 2022, 16:06 - atualizado em 28 set 2022, 16:06
Eleições
Nas eleições, não e obrigatório apresentar o título de eleitor (Imagem: Agência Brasil/Arquivo)

O primeiro turno das eleições se aproximam, e, neste domingo (2) os brasileiros vão comparecer às urnas para escolher presidente e vice-presidente, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais.

A apresentação do título eleitoral não é obrigatória para que o eleitor possa votar, é preciso apenas levar um documento de identificação oficial com foto.

Entre os documentos aceitos estão a identidade, carteira de motorista (com foto), certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Os documentos poderão ser usados mesmo se a data de validade estiver vencida. Não valem como prova de identidade as certidões de nascimento ou de casamento.

Além dessas opções, também é possível votar apresentando o e-Título, um aplicativo que funciona como uma versão digital do título de eleitor. Ele permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções.

Fernando Alencastro, secretário Judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que o voto não deve ser impedido por conta da ausência do título de eleitor. “A Justiça Eleitoral admite que o eleitor possa votar apresentando outros documentos que comprovem a identidade, desde que tenha uma foto”.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!