Brasil

Eleições 2022: Título de eleitor é obrigatório? Veja o que é preciso levar para a votação

02 out 2022, 4:47 - atualizado em 02 out 2022, 4:47
Certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.. (Imagem: Agência Brasil/Marcelo Casl Jr)

Será possível exercer o direito ao voto neste domingo (2), nas eleições 2022, com apenas um documento oficial com foto, segundo a Justiça Eleitoral.

O documento pode ser a carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que os documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida.

As certidões de nascimento ou de casamento, por outro lado, não valem como prova de identidade na hora de votar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Título não é obrigatório

Não há obrigatoriedade de levar o título de eleitor. O TSE recomenda que o uso do título para consulta de informações sobre a zona e a seção eleitoral.

Se o eleitor preferir, é possível baixar e instalar o e-Título – disponível na Apple Store e na Google Play Store.

Se a pessoa já tiver feito o cadastramento biométrico (com as impressões digitais) na Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto.

Nesse caso, não é preciso nem apresentar um documento oficial com foto, pois o mesário poderá atestar a identificação no momento do voto.

*Com informações da Agência Brasil