Eleições 2022

Eleições 2022: SP e BH voltam atrás e liberam transporte público gratuito no domingo

24 out 2022, 17:50 - atualizado em 24 out 2022, 19:11
Ônibus
São Paulo e Belo Horizonte se juntam a outras capitais e municípios que terão transporte público gratuito no domingo de eleições (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

As prefeituras de São Paulo (SP) e de Belo Horizonte (MG), capitais dos dois maiores colégios eleitorais do país, anunciaram nesta tarde que irão disponibilizar transporte público gratuito no domingo, dia da votação do segundo turno das eleições.

Na semana passada, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, autorizou que prefeituras e concessionárias ofereçam o serviço voluntariamente sem que isso configure crime eleitoral, as duas cidades chegaram a declarar que não iriam acatar a medida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei da ditadura

A medida de Barroso estabelece que seja possível também oferecer linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação. Ônibus escolares poderão ser utilizados pelos municípios para este fim. O ministro do STF atendeu ao pedido da Rede que, entre os argumentos apresentados, solicitou o cumprimento da Lei 6091/1974, que garante a requisição de transporte nas zonas rurais. A lei foi editada durante a ditadura militar e dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte em dias de eleições para eleitores.

Bolsonaro ou Lula: Quem se beneficia com transporte gratuito nas eleições?

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!