Eleições 2022

Eleições 2022: Simone Tebet quer resgatar país que ‘está de joelhos’; veja propostas da candidata à presidência

28 set 2022, 16:05 - atualizado em 30 set 2022, 14:12
Simone Tebet
Na apresentação de suas propostas de governo, Tebet reforçou a ideia de uma gestão que “promova a união” e pratique o “presidencialismo de conciliação” (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O primeiro turno das Eleições 2022 está a poucos dias de acontecer. Os brasileiros devem eleger no domingo (2) um dos 11 candidatos à presidência da República.

Simone Tebet, representando a coligação Brasil Para Todos (Cidadania, MDB, Podemos e PSDB), apresentou as diretrizes de seu plano de governo, baseado em quatro eixos:

  • combate às desigualdades sociais;
  • compromisso com a economia verde;
  • construção de um governo parceiro da iniciativa privada; e
  • transparência, inclusão e combate a todas as formas de preconceito e discriminação.

Na apresentação de suas propostas de governo, Tebet reforçou a ideia de uma gestão que “promova a união” e pratique o “presidencialismo de conciliação”.

“Um governo transparente, voltado à eficiência de suas políticas, e reformista, que coloque o Estado realmente a serviço de quem mais precisa e abra espaços para o investimento privado acontecer. Um governo parceiro, com foco máximo no social e que tem a responsabilidade ambiental no centro de todas as suas políticas”, mostra o documento enviado à Justiça Eleitoral.

“País está de joelhos”

Tebet citou o desemprego, a inflação “persistente” e a insegurança alimentar. A candidata destacou que a economia brasileira está andando de lado, com um “avanço irrisório” do PIB.

Além de prometer combater as desigualdades sociais, com o objetivo de erradicar a fome e a miséria, o governo de Tebet propõe implantar um programa permanente de transferência de renda, com foco e apoio maior às famílias mais vulneráveis.

O plano de governo também contempla:

  • a instituição do benefício de renda mínima;
  • a recuperação do protagonismo do MEC na coordenação das políticas de educação;
  • a recuperação da credibilidade do Ministério da Saúde, resgatando seu papel de articulador das políticas de saúde, bem como elevar, de maneira gradual, a participação da União no financiamento do SUS, com maior integração entre governo federal, estados e municípios;
  • a redução da contribuição previdenciária para a faixa de um salário mínimo para todos os trabalhadores;
  • a redução do déficit habitacional do país;
  • a recriação do Ministério da Cultura;
  • a expansão da agricultura de baixo carbono e a integração lavoura-pecuária-floresta; e
  • o apoio a polos agroindustriais.

Iniciativa privada

Um dos principais pilares das propostas do governo Tebet é construir um governo que seja “parceiro da iniciativa privada“.

“As condições de vida da nossa população só vão mudar se a nossa economia voltar a crescer. É urgente e imprescindível, para gerar renda, oportunidades, empregos e atacar as desigualdades sociais. Para isso, precisamos construir um governo que seja parceiro da iniciativa privada”, mostra o relatório de propostas de Tebet.

Confira o documento completo com todas as propostas enviadas à Justiça Eleitoral.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.