Sergipe

Eleições 2022 Sergipe: Veja os candidatos ao governo e ao senado

07 ago 2022, 18:00 - atualizado em 07 ago 2022, 17:20
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado de Sergipe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça os nomes e perfis dos candidatos ao governo

Valmir de Francisquinho (PL)

Valmir dos Santos Costa, conhecido como Valmir de Francisquinho, 53 anos, foi anunciado pelo PL como candidato a governador de Sergipe (SE) nas eleições 2022. Formado em Direito, foi vereador de Itabaiana por cinco mandatos e comandou a prefeitura da cidade duas vezes.

Elinos Sabino (PSTU)

Elinos Sabino, de 58 anos, é servidor público federal. Fundou o PSTU no estado, partido pelo qual é candidato. Atuou na luta dos trabalhadores rurais e da reforma agrária. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Aracaju (SE) na chapa de Vera Lucia. Ele também já disputou os cargos de deputado estadual e federal.

Fábio Mitidieri (PSD)

O deputado federal Fábio Mitidieri, de 45 anos, é candidato a governador pelo PSD. Ele é a aposta do partido para a sucessão do atual governador, Belivaldo Chagas, que já está em seu segundo mandato. Mitidieri é formado em Administração e foi eleito vereador da capital sergipana em 2008. Assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Aracaju em 2011 e atuou também como secretário de estado do Trabalho de Sergipe.

Rogério Carvalho (PT)

Formado em medicina, Rogério Carvalho, 53 anos, é senador. Foi eleito deputado estadual em 2006 e deputado federal em 2010. Assumiu a Secretaria de Saúde do Sergipe durante a gestão de Marcelo Déda. Em 2014, disputou foi candidato ao Senado por Sergipe, mas não se elegeu. Concorreu novamente em 2018 e conseguiu o cargo.

Alessandro Vieira (PSDB)

O senador Alessandro Vieira, de 47 anos, é delegado da Polícia Civil. Formado em direito, foi chefe da Polícia Civil de Sergipe até abril de 2017. No ano seguinte, se candidatou a senador pela Rede Sustentabilidade e se elegeu. Chegou a anunciar sua pré-candidatura pelo Cidadania, mas mudou de opinião.

Antônio Cláudio Neves (Democracia Cristã)

Especialista em geriatria e gerontologia, Antônio Cláudio Neves é candidato pelo Democracia Cristã. Já atuou como secretário municipal de Saúde de Itabaiana (SE) e é presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil e diretor do Instituto de Atenção à Longevidade.

Niully Campos (PSOL)

Formada em Direito, Niully Campos, 34 anos, é professora universitária e advogada criminalista. Sua primeira eleição foi em 2016, quando não se elegeu vereadora de Aracaju. Nas eleições de 2018, foi candidata a deputada estadual pelo PSB.

Aroldo Félix (UP)

Aroldo Félix é professor concursado, engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia química. Aroldo também militante, fundador do Partido Unidade Popular pelo Socialismo e membro do Diretório Estadual de Sergipe.

Conheça os nomes e perfis dos candidatos ao senado

Laércio Oliveira (PP)

Formado em administração de empresas, Laércio Oliveira está em seu terceiro mandato como deputado federal. É também presidente da Federação do Comércio de Sergipe.

Airton Costa Santos (DC)

Graduado em ciências biológicas, é representante comercial e presidente do Democracia Cristã em Sergipe. Tenta pela primeira vez uma vaga no Senado como representante do estado. Santos apoia o atual presidente do DC e pré-candidato à Presidência pelo partido, José Maria Eymael.

Henri Clay (PSOL)

Henri Clay é advogado e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sergipe. Concorreu ao Senado em 2018, pelo PPL.

Danielle Garcia (Podemos)

Natural de Aracaju, Danielle tem 45 anos, e já ocupou a função delegada. Além de ser ex-integrante do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ela concorreu à prefeitura de Aracaju em 2020, sendo a primeira mulher a chegar ao segundo turno na cidade e obtendo cerca de 110.000 votos.

Eduardo Amorim (PL)

Natural de Itabaiana, Amorim, tem 59 anos, é médico e já foi secretário de saúde, deputado federal e senador. Ele disputou eleições para deputado federal, senado e governo.

Heraldo Goes (PSTU)

Natural da cidade de Florestópolis, no Paraná, Heraldo Eder Goes, é carteiro e nunca ocupou cargos públicos ou participou de eleições.

Valadares Filho (PSB)

Natural de Aracaju, Valadares Filho, tem 41 anos, é bacharel em administração e de 2007 a 2019, ocupou o cargo de deputado federal. Ele disputou duas eleições para prefeito de Aracaju, nos anos de 2012 e 2016.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!