Eleições 2022: Com Lula eleito, Bolsonaro será obrigado a passar faixa presidencial em cerimônia?
O resultado da apuração das eleições para presidente da República veio a público no fim deste domingo (30), com Lula (PT) sendo eleito presidente no segundo turno. Um dos eventos marcantes da cerimônia de posse é a transmissão da faixa presidencial.
No entanto, a passagem do item tem valor apenas simbólico, segundo a Câmara dos Deputados. Isso significa que, Jair Bolsonaro (PL) não será obrigado a passar a faixa ao petista.
A recusa em comparecer à cerimônia de posse e passar a faixa só aconteceu uma vez no Brasil, quando João Figueiredo, último presidente da ditadura, não a entregou para José Sarney.
-
- SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.
Lula disse no sábado (29), véspera das eleições, que, se eleito, espera que o atual presidente conceda a faixa e ajude na transição de governo. O petista ainda afirmou que, se Bolsonaro não aceitar a derrota, ele receberá a faixa presidencial do povo.
Bolsonaro não se pronunciou sobre o assunto.
A cerimônia de posse acontece no dia 1 de janeiro de 2023.
A faixa presidencial existe desde 1910, instituída por meio de um decreto do ex-presidente Hermes da Fonseca como expressão do poder presidencial.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
-
- Com Lula ou Bolsonaro, poupança e conta corrente estão “comendo” o seu dinheiro sem você perceber – e a situação tende a piorar. Veja como fugir disso clicando aqui.