Política

Eleições 2022 Santa Catarina: Confira nomes e números dos candidatos ao governo e ao senado

27 set 2022, 18:11 - atualizado em 30 set 2022, 9:46
Florianópolis
Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina. (Imagem: Unsplash/@renatotrentin)

No próximo domingo (2), eleitores irão às urnas votar para governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Fazem parte do pleito os 26 Estados da federação e o Distrito Federal.

A campanha acontece oficialmente desde agosto.

Confira os 10 candidatos ao governo do Santa Catarina, além dos 10 candidatos que disputam a vaga de senador pelo Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Lula ou Bolsonaro? Candidatos querem taxar dividendos – veja como eles podem afetar seu bolso e como ficam as ações, FIIs, dólar, euro e commodities para 2023. Acesse o material completo neste link 

Conheça os nomes dos candidatos ao governo

Carlos Moisés (Republicanos)

Atual governador, Carlos Moisés e formado em Direito e bombeiro militar aposentado. Em 2018, filiou-se ao PSL para ser candidato ao governo catarinense. Venceu a disputa no segundo turno. O político passou por dois processos de impeachment durante o governo, mas escapou em ambos.

Jorginho Mello (PL)

Jorginho Mello, 66 anos, é senador e presidente do diretório do PL em Santa Catarina.Foi vereador de Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Deputado estadual por quatro mandatos consecutivos e de deputado federal por dois mandatos.

Esperidião Amin (PP)

Esperidião Amin, 74 anos, é professor universitário, advogado e senador pelo PP. Foi prefeito de Florianópolis (SC), governador e deputado federal por três mandatos. Em 1994, disputou as eleições presidenciais.

Gean Loureiro (União Brasil)

Natural de Florianópolis (SC), Gean Loureiro, 49 anos, é advogado e ex-prefeito de sua cidade natal. Já foi vereador da capital catarinense por cinco mandatos consecutivos e deputado estadual. Loureiro também é formado em administração e tem mestrado em engenharia de produção.

Décio Lima (PT)

Aos 61 anos, Décio Lima já foi vereador e prefeito de Blumenau (SC) por dois mandatos consecutivos. Entre 2005 e 2006, foi superintendente do Porto de Itajaí e se elegeu três vezes como deputado federal pelo PT. Atualmente, é presidente do diretório estadual do Partido em SC.

  • Lula ou Bolsonaro? Candidatos querem taxar dividendos – veja como eles podem afetar seu bolso e como ficam as ações, FIIs, dólar, euro e commodities para 2023. Acesse o material completo neste link 

Ralf Zimmer (PROS)

O defensor público estadual Ralf Zimmer, de 43 anos, é natural de Chapecó (SC), formado em Direito e foi candidato a deputado federal em 2018 pelo PSDB, mas não se elegeu. Ele ganhou notoriedade no cenário político ao propor o primeiro processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr.

Odair Tramontin (Novo)

Formado em Direito, com especialização em Direito Penal e Processual Penal, Odair Tramontin, 60 anos, é promotor de Justiça e professor universitário. Já foi coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e, nas eleições de 2020, foi candidato a prefeito de Blumenau (SC), quando terminou em terceiro lugar.

Jorge Boeira (PDT)

Natural de Vacaria (RS), Jorge Boeira, 66 anos, é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor na Escola Técnica no estado e diretor de empresa do ramo de metais. Inaugurou a carreira política em 2002, quando foi eleito deputado federal para o primeiro de seus quatro mandatos.

Alex Alano (PSTU)

Alex Alano, de 47 anos, é formado em filosofia e é pós-graduado em metodologia e prática de ensino de filosofia e sociologia. Desde 1996 é professor e é a primeira vez que disputa um cargo eletivo.

Leandro Brugnago (PCO)

Leandro Brugnano é marceneiro e tem Ensino Médio completo. É a primeira vez que disputa o governo. O lançamento da candidatura foi confirmado em convenção da legenda. O vice será Jair Fernandes de Aguiar Ramos.

Veja quem são os candidatos ao senado

Kennedy Nunes (PTB)

Kennedy Nunes, tem 52 anos, e foi eleito vereador de Joinvile em 1998 aos 18 anos. Em 2007, foi eleito deputado estadual. Atualmente, está no quarto mandato na Assembleia Legislativa. Também foi secretário do Desenvolvimento Comunitário.

Raimundo Colombo (PSD)

O empresário Raimundo Colombo, de 6 anos, foi Secretário de Desenvolvimento Social e diretor da Telesc. Em 1986 foi eleito deputado estadual, depois prefeito de Lages por 3 vezes. Também se elegeu deputado federal, governador em dois mandatos e senador.

  • Lula ou Bolsonaro? Candidatos querem taxar dividendos – veja como eles podem afetar seu bolso e como ficam as ações, FIIs, dólar, euro e commodities para 2023. Acesse o material completo neste link 

Jorge Seif (PL)

Nascido no Rio de Janeiro, Jorge Seif Junior, de 41 anos é formado em administração. A família de Seif está ligada à pesca há 40 anos. Ele também é empresário do setor, no qual atua como armador de pesca. Em 2019, foi nomeado Secretário da Pesca por Bolsonaro.

Afrânio Boppré (PSOL)

Afrânio Boppré, de 62 anos,  já foi vice-prefeito da capital e secretário de Finanças de Santa Catarina. Cumpriu mandato como vereador e deputado estadual.

Caroline Sant’anna (PCO)

Caroline é professora do ensino infantil. Integra o coletivo mulheres Rosa Luxemburgo. Concorre pela primeira vez à um cargo público eletivo.

Celso Maldaner (MDB)

Economista e empresário, Celso Maldaner tem 68 anos e esta em seu segundo mandato como deputado federal. Foi prefeito da cidade de Maravilha por três vezes.

Dario Berger (PSB)

Dário Berger tem 65 anos, foi prefeito de São José (SC) entre 1996 e 2004 e de Florianópolis entre 2005 e 2013. É senador pelo PSB e tem formação em administração de empresas e tem especialização em Recursos Humanos.

Gilmar Salgado (PSTU)

Salgado, de 61 anos, é natural de Maravilha, no Oeste catarinense, e é servidor público estadual. É graduado em gestão ambiental e concorreu em várias eleições desde a década de 1990 para cargos como vereador, prefeito de Florianópolis e governador do estado.

Hilda Deola (PDT)

Hilda, de 57 anos, é professora e atualmente ocupa cadeira na Câmara de Vereadores de Itajaí, no litoral Norte. Foi a primeira vez que concorreu ao cargo. Antes, já havia atuado no poder público como diretora da Fundação Cultural de Itajaí e como membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Câmara Setorial de Música.

Luiz Barboza Neto (NOVO)

Luiz, de 62 anos, é médico oftalmologista e já foi candidato a deputado federal pelo NOVO, em 2018, e candidato a vice-prefeito de Florianópolis, em 2020. Não foi eleito em nenhuma das oportunidades. No ramo profissional, além de médico, tem participação em empresas da área da saúde, é escritor com livros lançados, esportista e músico. É a primeira vez que concorre ao cargo de senador.

  • Lula ou Bolsonaro? Candidatos querem taxar dividendos – veja como eles podem afetar seu bolso e como ficam as ações, FIIs, dólar, euro e commodities para 2023. Acesse o material completo neste link 

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

*Com Matheus Caselato

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!