Eleições

Eleições 2022 Rondônia: conheça os candidatos ao governo e ao senado

09 ago 2022, 13:09 - atualizado em 09 ago 2022, 13:09
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado de Rondônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja quem são os candidatos ao governo de Rondônia

Léo Moraes (Podemos)

Léo Moraes é deputado federal. Formado em Direito, Moraes foi eleito pela primeira vez como vereador de Porto Velho em 2012. Elegeu-se deputado estadual de Rondônia em 2014. Em 2016, tentou a prefeitura de Porto Velho (RO), mas perdeu a disputa no segundo turno. Já em 2018, concorreu a uma vaga na Câmara Federal e foi eleito.

Marcos Rocha (União Brasil)

Atual governador de Rondônia (RO) e ex-chefe do centro de inteligência da Polícia Militar do estado, Marcos Rocha é candidato à reeleição. Iniciou a vida profissional no Exército Brasileiro e depois ingressou na Polícia Militar de Rondônia. Formado em Administração com especialização em Metodologia do Ensino Superior, Rocha atuou como professor universitário e como secretário Municipal de Educação de Porto Velho.

Marcos Rogério (PL)

Formado em Direito e mestre em Administração Pública, Marcos Rogério é senador e jornalista. Iniciou sua trajetória política como vereador de sua cidade natal, foi deputado federal por dois mandatos e eleito senador em 2018. Anteriormente, ele atuou como radialista e repórter da TV Rondônia, afiliada da Rede Globo.

Pimenta de Rondônia (PSOL)

Nascimento Antônio da Silva, mais conhecido como Pimenta de Rondônia, é candidato a governador de Rondônia (RO) pelo PSOL. Nascido no munícipio de Cidade Gaúcha (PR), Pimenta é comerciante e disputará pela terceira vez a cadeira no Palácio Rio Madeira. Ele foi candidato ao governo em 2014 e 2018. Também já concorreu ao cargo de prefeito de Porto Velho em 2020.

Comendador Valclei Queiroz (Agir)

Valclei Queiroz da Silva, 45 anos, é empresário do ramo de mineração.É formado em técnicas agrícolas e eletrotécnica. Trabalhou como garimpeiro até se tornar empresário no setor. Queiroz disputou o governo no estado em 2018, pelo PMB, mas não obteve sucesso.

Ivo Cassol (PP)

Ivo Cassol, de 63 anos, é ex-governador de Rondônia e ex-senador. Sua trajetória política começou em 1996, quando foi eleito prefeito do município de Rolim de Moura (RO). Ocupou a cadeira de chefe do Executivo estadual após vencer as eleições de 2002 e foi reeleito em 2006. Já em 2010, ele renunciou ao governo para disputar o Senado e foi eleito.

Daniel Pereira (Solidariedade)

Daniel Pereira é ex-governador de Rondônia e líder sindical no estado. Ele foi vereador do município de Cerejeiras, deputado estadual por dois mandatos e, em 2014, foi eleito vice-governador na chapa de Confúcio Moura. Pereira assumiu o governo de Rondônia após a renúncia de Moura para disputa ao Senado.

Veja quem são os candidatos ao senado

Acir Gurgacz (PDT)

Acir Gurgacz, 60 anos, é senador em segundo mandato. Antes de ingressar na política, Gurgacz atuou em empresas de sua família no ramo de transporte rodoviário e comunicações. Em 2000, se candidatou a prefeito de Ji-Paraná e foi eleito. Em 2002, se licenciou do cargo para disputar o governo de Rondônia, mas não conseguiu votos suficientes. Disputou uma vaga no Senado em 2006, obtendo uma suplência. Ele tomou posse da vaga em setembro de 2009. Nas eleições de 2014 foi reeleito.

Expedito Junior (PSD)

Expedito Junior, 59 anos, é ex-senador e professor do ensino fundamental. Foi vereador do município de Rolim de Moura (RO), deputado federal por três mandatos. Em 2002, disputou uma vaga no Senado. Em 2006 se candidatou novamente ao cargo de Senador foi eleito. Disputou o governo do estado nas eleições de 2014 e 2018, mas não se elegeu.

Mariana Carvalho (Republicanos)

Mariana Carvalho, 35 anos, é médica e deputada federal por Rondônia. Formou-se em Direito e Medicina e, em 2008, disputou uma vaga como vereadora de sua cidade natal e foi eleita. Nas eleições de 2014, conquistou o cargo de deputada federal pelo PSDB e foi reeleita em 2018. Ela foi vice-líder do PSDB na Câmara.

Mauro Nazif (PSB)

Mauro Nazif, 63 anos, é médico e deputado federal em terceiro mandato. Começou a carreira política como vereador de Porto Velho. Em 1992, foi eleito deputado estadual e permaneceu no cargo até 2003. Em 2006, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2010. Nas eleições de 2012, Nazif foi candidato a prefeito de Porto Velho e venceu a disputa, ocupando o cargo até 2016. Já em 2018, concorreu a deputado federal pelo PSB e foi eleito.

Jaqueline Cassol (PP)

Nascida em São Miguel do Oeste (SC), Jaqueline é advogada com pós-graduação em Direito Público e Penal. Cassol foi assessora jurídica no Ministério Público do Estado de Rondônia e diretora geral do Detran-RO. Em 2014, ingressou na política como candidata a governadora do estado, porém não venceu o pleito.

Jayme Bagatolli (PL)

Jayme Bagatolli, 61 anos, é empresário do agronegócio. Em 2018, disputou uma vaga no Senado e ficou em terceiro lugar.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!