Eleições 2022

Eleições 2022: Quem não votou no 1º turno pode votar no segundo?

26 out 2022, 9:00 - atualizado em 25 out 2022, 15:49
eleições 2022
Eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições, podem votar no segundo turno. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições, podem e devem votar no segundo turno, em 30 de outubro, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira etapa não impede que o eleitor vote no segundo turno.

Contudo, a justificativa ainda é necessária. Quem ficou ausente no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência no prazo de 60 dias (até 1º de dezembro). O mesmo vale para o cidadão que não votar no segundo turno, com o prazo indo até o dia 9 de janeiro de 2023.

Como justificar?

Quem não comparecer às urnas nos dois turnos, deverá apresentar duas justificativas à Justiça Eleitoral, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno. A justificativa pode ser apresentada por uma das opções abaixo:

Em qualquer um dos meios, é necessário que a documentação que comprove o motivo da ausência seja anexada ao requerimento, para exame da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Uma vez que a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa for indeferida, a pessoa precisará quitar o débito. Após a decisão, a pessoa será notificada.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!