Eleições

Eleições 2022 Paraíba: conheça os candidatos ao governo e ao senado

08 ago 2022, 18:38 - atualizado em 08 ago 2022, 18:38
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado da Paraíba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja quem são os candidatos ao governo da Paraíba

Antônio Nascimento (PSTU)

Antônio Nascimento é rodoviário e tem 47 anos. É uma liderança da oposição rodoviária da Paraíba que busca garantir os direitos da categoria.

Adjany Simplício (Psol)

Adjany Simplício é pedagoga. Foi candidata a vice-governadora em 2018 e a vereadora de João Pessoa em 2020.

João Azevêdo (PSB)

João Azevêdo é engenheiro civil e professor aposentado. Atual governador tenta a reeleição nas eleições deste ano.

Major Fábio (PRTB)

O pernambucano Fábio Rodrigues de Oliveira é major reformado da polícia militar do estado. Suplente, assumiu como deputado federal por duas vezes em 2008 e uma vez em 2012. Foi candidato ao governo em 2014.

Nilvan Ferreira (PL)

Nilvan Ferreira do Nascimento  é radialista e apresentador de TV. Em 2020, sua primeira eleição, concorreu ao cargo de prefeito da capital.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Pedro Oliveira Cunha Lima é advogado. Membro de uma das famílias mais tradicionais da política paraibana, ele foi eleito pela primeira vez em 2014, como deputado federal. Em 2018, conquistou o segundo mandato legislativo.

Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto é advogado. Atual senador, ele ingressou na carreira política em 1992, como candidato a vereador pelo PST, mas só foi eleito no pleito seguinte, em 1996, pelo PDT. Em 2000, foi reeleito para a Câmara. Quatro anos depois tornou-se prefeito de Campina Grande e reeleito depois. Em 2014 foi eleito deputado federal e em 2018 senador.

Veja quem são os candidatos ao senado

Alexandre Soares (PSOL) é graduado em Direito e Gestão Pública e tem especialização em Gestão Pública e Psicologia Infantil. Mestre em Direitos Humanos, advogado militante e professor efetivo da Instituto Federal de Roraima.

Bruno Roberto (PL) é formado em direito, com pós graduação em direito tributário. Foi secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca e da Juventude, Esporte e Lazer. Concorreu ao cargo de vice-prefeito de Campina Grande, pelo PR, em 2012, na chapa de Tatiana Medeiros (MDB). Em 2018, foi candidato a vice-governador pelo PR na chapa de José Maranhão (MDB).

Efraim Filho (União Brasil) é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Direito do Consumidor pela Universidade de Granada, na Espanha. Efraim foi deputado federal por quatro mandatos.

José Pessoa (PCO) é ex-taxista, escritor, poeta popular e colunista político. José Pessoa nunca disputou cargo político.

Pollyanna Dutra (PSB) oi eleita prefeita de Pombal em 2008 e reeleita em 2012. Já foi secretária Executiva de Desenvolvimento e da Articulação Municipal, na Paraíba, e, em 2018, foi eleita para seu primeiro mandato como deputada estadual, pelo PSB.

Sérgio Queiroz (PRTB) é formado em direito e em engenharia civil e é ainda pastor e servidor público federal. No Governo Bolsonaro, atuou em diferentes cargos do Ministério da Cidadania. É a primeira vez que disputa um cargo eletivo.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!