Eleições

Eleições 2022 Pará: conheça os candidatos ao governo e ao senado

08 ago 2022, 19:28 - atualizado em 08 ago 2022, 19:28
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Pará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja quem são os candidatos ao governo do Pará

Helder Barbalho (MDB)

O atual governador do estado tem 43 anos e é formado em administração pública. Foi ministro-chefe da Secretaria Nacional do Portos e ministro da Integração Nacional. Foi vereador e prefeito de Ananindeua por dois mandatos além de deputado estadual.

Zequinha Marinho (PL)

Aos 63 anos, José da Cruz Marinho é atual senador do estado do Pará. Formado em pedagogia foi deputado estadual de 1997 até 2003, deputado federal até 2014 e vice-governador até 2019 quando foi eleito senador.

Cleber Rabelo (PSTU)

Cleber Rabelo tem 49 anos é operário do setor da construção civil e já concorreu ao cargo de prefeito de Belém e ao de governador do estado. Foi eleito vereador da capital em 2012.

Adolfo Neto (PSOL)

Aos 36 anos, Adolfo Oliveira Neto, é geógrafo de formação pela UFPA, com doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-doc na Cardiff University, no Reino Unido.

Major Marcony (Solidariedade)

Leonardo Marcony Pereira Macedo é militar da reserva do Exército e empresário do segmento da segurança pública.

Sofia Couto (PMB)

Sofia Couto tem 54 anos, é bacharel em Direito, casada, mãe de três filhos. Participou do governo municipal de Zenaldo Coutinho, em Belém, na Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), e na Casa do Idoso.

Shirley Alves (Pros)

Shirley Alves de 49 anos ela é pedagoga de formação, e pela primeira vez concorre a um cargo eletivo. A candidata trabalha, como concursada, na rede pública municipal de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém.

Doutor Felipe Augusto (PRTB)

Felipe Augusto é médico cardiologista e produtor rural. Tem 37 anos e trabalha na cidade de Parauapebas. É a primeira eleição que disputa.

=======

Veja quem são os candidatos ao senado

Flexa Ribeiro (PP)

O Partido Progressista (PP) confirmou o nome de Flexa Ribeiro, de 77 anos, como candidato ao Senado nas eleições de 2022. Ele foi senador durante 14 anos, período em que representou o Pará no Congresso Nacional. No Senado, Flexa foi eleito o melhor senador do país, em levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em 2018.

Manoel Pioneiro (PSDB)

A federação PSDB-Cidadania oficializou para o Senado o ex-prefeito de Ananindeua, Manuel Carlos Antunes, de 64 anos, mais conhecido como “Pioneiro”. Ele é ex-prefeito de Ananindeua, cargo que exerceu por quatro mandatos, está na política desde 1988, tendo sido também, enquanto deputado estadual, presidente da Alepa.

Mário Couto (PL)

O Partido Liberal (PL) defende para o Senado Federal, o nome de Mário Couto, de 76 anos. Ele já foi senador (2007 a 2015) e voltou a disputar uma vaga. Em 2020, Couto concorreu também à prefeitura de Belém.

Beto Faro (PT)

Aos 53 anos e natural do município de Bujaru, no nordeste estadual, Beto Faro é o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Senado. A candidatura tem o apoio do PSOL e Rede. Faro está no 5º mandato federal pelo estado.

Delegado Jardel (Podemos)

O Podemos defende para o Senado o ex-vereador, por Santarém, no oeste do Pará, conhecido como Delegado Jardel, de 49 anos. Ele é o presidente da legenda no município santareno.

Elielton Lira (Avante)

Natural de Santarém, Elielton Rêgo Lira, de 49 anos, é o candidato do Avante. Casado e pai de quatro filhos, ele já foi comerciante. É formado em gestão ambiental e, em 2020, exerceu o primeiro mandato como vereador em Santarém.

Paulo Castelo Branco (PROS)

O candidato ao Senado escolhido pelo Pros foi Paulo Castelo Branco, é o ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belém.

Márcio Sabbá (PMB)

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) lança o policial rodoviário federal, Márcio Sabbá, mais conhecido como PRF Sabbá. Ele atua há 19 anos na área da segurança, e quer estrear na política.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!