Eleições 2022

Eleições 2022: O que abre e o que fecha no domingo de votação

29 out 2022, 17:00 - atualizado em 28 out 2022, 11:47
Urnas eletrônicas votação primeiro turno eleições eleição 2022 seção eleitoral
Veja o que abre e o que fecha no segundo turno das eleições 2022 (Imagem: Ag. Brasil/ Rovena Rosa)

No próximo domingo, 30 de outubro, eleitores de todo o Brasil vão às urnas definir os cargos de Presidente e governadores de 12 estados no segundo turno das eleições 2022.

A princípio, as eleições não alteram o funcionamento dos estabelecimentos que costumam funcionar aos domingos.

Vale ressaltar que uma das novidades nas eleições de 2022 é que a votação em todo o país seguirá o horário de Brasília, com isso, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o que abre no domingo de eleições

As mudanças nos horários ficam a critério dos próprios estabelecimentos. No entanto, os funcionários devem conseguir votar.

Confira a seguir o que foi divulgado sobre o funcionamento no dia das eleições.

Bares e restaurantes

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a decisão sobre funcionamento e horários fica por conta dos estabelecimentos.

Transporte público

Assim como no primeiro turno das eleições, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) vão monitorar suas operações para fazer ajustes na circulação de trens e ônibus, conforme demanda de passageiros.

O intervalo entre trens será de menor e está previsto reforço no efetivo da segurança e dos agentes de estação para atender ao público.

Não haverá cobrança de passagem no Metrô, CPTM, Trens Metropolitanos e EMTU em todo o estado no dia das eleições.

Via Mobilidade e ViaQuatro 

Segundo divulgado, a operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens, manterão operação equivalente à programação dos domingos, com o horário normal das 4h à 0h e intervalos médios de dez minutos.

Já as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, vão operar com horário normal das 4h40 à 0h e intervalo de domingo.

Caso seja necessário, trens extra estão à disposição para atender a demanda.

CPTM

As linhas operadas pela CPTM funcionarão com intervalos médios de dez minutos. Em caso de aumento de passageiros de maneira atípica, haverá trens de prontidão para atender à demanda em todas as linhas.

Metrô 

Todas as linhas operadas pelo Metrô funcionarão normalmente das 4h40 à meia-noite.

As frotas programadas para atender os passageiros serão as mesmas utilizadas aos sábados e domingos. Porém, se necessário, trens reservas entrarão em operação.

EMTU

As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação de domingo, sem alterações na programação horária, podendo contar com reforço a depender da demanda de passageiros.

Shoppings

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o funcionamento dos shoppings será normal no domingo.

A Associação destaca apenas que os funcionários trabalhem em escala para conseguirem votar.

Supermercados

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), está livre para os próprios estabelecimentos decidirem sobre o horário de funcionamento.

Postos de combustíveis

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) comunicou que os postos de combustíveis deverão funcionar no domingo das 6h às 20h.

Comércios de rua

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o funcionamento das lojas de rua fica a critérios dos comerciantes, tanto sobre o funcionamento quanto horário.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.