Eleições 2022 no Pará: Veja os números e nomes dos candidatos ao governo e ao Senado
No próximo domingo, 02 de outubro, ocorre o primeiro turno das eleições que escolherão o próximo presidente, além de 27 governadores, senadores, deputados federais e estaduais. No Pará, nove candidatos disputam a cadeira de governador, e outros 11 buscam uma vaga no Senado.
Veja quem são os candidatos ao governo do Pará nas eleições de 2022:
Helder Barbalho (MDB), número 15
Atual governador do Estado, Helder Barbalho tem 43 anos e é formado em administração pública. Foi ministro-chefe da Secretaria Nacional do Portos e ministro da Integração Nacional. Foi vereador e prefeito de Ananindeua por dois mandatos, além de deputado estadual.
Zequinha Marinho (PL), número 22
Aos 63 anos, José da Cruz Marinho é atual senador do Estado do Pará. Formado em pedagogia foi deputado estadual de 1997 até 2003, deputado federal até 2014 e vice-governador até 2019 quando foi eleito senador.
Cleber Rabelo (PSTU), número 16
Cleber Rabelo tem 49 anos é operário do setor da construção civil e já concorreu ao cargo de prefeito de Belém e ao de governador do Estado. Foi eleito vereador da capital em 2012.
Adolfo Neto (PSOL), número 50
Aos 36 anos, Adolfo Oliveira Neto, é geógrafo de formação pela UFPA, com doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-doc na Cardiff University, no Reino Unido.
Major Marcony (Solidariedade), número 77
Leonardo Marcony Pereira Macedo é militar da reserva do Exército e empresário do segmento da segurança pública.
Sofia Couto (PMB), número 35
Sofia Couto tem 54 anos, é bacharel em Direito, casada, mãe de três filhos. Participou do governo municipal de Zenaldo Coutinho, em Belém, na Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), e na Casa do Idoso.
Shirley Alves (Pros), número 90
Shirley Alves, de 49 anos, é pedagoga de formação, e pela primeira vez concorre a um cargo eletivo. A candidata trabalha, como concursada, na rede pública municipal de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém.
Doutor Felipe Augusto (PRTB), número 28
Felipe Augusto é médico cardiologista e produtor rural. Tem 37 anos e trabalha na cidade de Parauapebas. É a primeira eleição que disputa.
Veja quem são os candidatos ao Senado pelo Pará nas eleições de 2022:
Flexa Ribeiro (PP), número 111: foi senador durante 14 anos. Em 2018, foi eleito o melhor senador do país, em levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em 2018.
Manoel Pioneiro (PSDB), número 456: foi prefeito de Ananindeua por quatro mandatos e tem 64 anos. Está na política desde 1988, tendo sido também, enquanto deputado estadual, quando chegou a presidente da Assembleia Legislativa do Pará.
Mário Couto (PL), número 222: ele já foi senador (2007 a 2015). Em 2020, Couto concorreu também à prefeitura de Belém.
Beto Faro (PT), número 131: aos 53 anos e natural do município de Bujaru, no nordeste estadual, Beto Faro está no 5º mandato federal pelo Estado.
Delegado Jardel (Podemos), número 190: com 49 anos, é ex-vereador de Santarém. Ele também é presidente do Podemos naquele município.
Elielton Lira (Avante), número 700: natural de Santarém, já foi comerciante. É formado em gestão ambiental e, em 2020, exerceu o primeiro mandato como vereador em Santarém.
Paulo Castelo Branco (PROS), número 901: é ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belém.
Márcio Sabbá (PMB), número 355: policial rodoviário federal, é mais conhecido como PRF Sabbá. Ele atua há 19 anos na área da segurança, e quer estrear na política.
Gideon (Agir), número 360: é advogado, mediador federal, consultor, escritor, compositor e maestro. Vive em Belém, onde foi candidato a vereador em 2020 pelo PTB, não tendo sido eleito.
Professor João Santiago (PSTU), número 160: tem pós-doutorado em sociologia e atualmente é coordenador licenciado do Sindicato dos Servidores Federais no Pará. Atua como professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo sido ainda dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado.
Renata Fonseco (PRTB), número 289: tem 46 anos e é policial civil. Administradora formada pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), mora em Oriximiná (PA). Esta é a primeira eleição a que concorre.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!