Eleições 2022

Eleições 2022 no Amapá: Veja nomes e números dos candidatos ao governo e ao Senado

26 set 2022, 16:13 - atualizado em 26 set 2022, 16:13
Palácio do Setentrião, sede do governo do Amapá, eleições 2022
Eleições na reta final: seis candidatos disputam a cadeira no Palácio do Setentrião, sede do governo do Amapá (Imagem: Secom-AP/ Anne Santos)

A poucos dias do primeiro turno das eleições de 2022, é hora de preparar a famosa cola com os nomes e números de seus candidatos. Afinal, a lista de votação no dia 02 de outubro será extensa: além do próximo presidente, os brasileiros elegerão governadores, senadores, deputados federais e estaduais. No Amapá, seis candidatos disputam o governo do Estado, e oito tentam se eleger para o Senado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja quem são os candidato ao governo do Amapá nas eleições de 2022:

Jaime Nunes (PSD) – número 55

O atual vice-governador Jaime Nunes (PSD) tenta vencer a eleição para chefiar o executivo do Estado. Empresário, atua em ramos diversos que vão de logística a uma afiliada da Rede Record.

Pastor Gesiel (PRTB) – número 28

Gesiel de Souza Oliveira (PRTB) está em sua primeira disputa para um cargo eletivo. Teólogo, Gesiel é oficial de justiça do Tribunal de Justiça do Amapá e professor de Direito. Escritor, é membro da Academia Amapaense de Letras.

Clécio Luis (Solidariedade) – número 77

Clécio Luis (Solidariedade) foi eleito em 2012 ao cargo de prefeito de Macapá, sendo reeleito quatro anos depois. Antes, foi vereador da cidade por dois mandatos. Professor, foi policial civil e secretário estadual de educação antes de entrar na política.

Professor Gianfranco (PSTU) – número 16

Gianfranco Gusmão de Azevedo (PSTU) tem 48 anos, é professor da rede pública estadual há mais de 20 anos e tenta sua primeira vitória em eleições. Foi candidato ao governo do Amapá em 2018 e à prefeitura de Macapá em 2020.

Jairo Palheta (PCO) – número 29

Com 43 anos, Jairo Palheta da Silva Marquês foi candidato a vice-prefeito de Macapá em 2020 e a deputado federal em 2018, ambos pelo PSTU, sem ser eleito. Em 2010, conseguiu ser suplente de deputado estadual pelo PP.

Gilvam Borges (MDB) – número 15

Gilvam tem 64 anos, é sociólogo e empresário. Ele já foi deputado federal de 1991 a 1995 e senador por dois mandatos, de 1995 a 2005. Gilvam concorreu também à prefeitura de Macapá em 2016, sendo o segundo mais votado; e em 2018 disputou vaga ao Senado.

Veja quem são os candidatos ao Senado pelo Amapá nas eleições de 2022:

Davi Alcolumbre (União Brasil), número 444: está em seu segundo mandato como senador pelo Estado e chegou a presidir o Senado Federal. Vereador da capital Macapá, Alcolumbre foi deputado federal por três mandatos.

Rayssa Furlam (MDB), número 151: é estreante na política. Médica, é casada com o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, mãe de quatro filhos e atualmente é secretária de Mobilização e Participação Popular de Macapá.

Guaracy Júnior (PTB), número 145: é pastor, tem 46 anos e é natural de Belém. Foi candidato à prefeitura de Macapá em 2020 e tenta sua primeira vitória na política.

João Capiberibe (PSB), número 401: atual senador,  foi prefeito de Macapá e governador do Estado por dois mandatos. Está em seu segundo mandato como senador.

Sueli Pini (PRTB), número 288: desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Amapá,  está em sua primeira eleição.

Gilberto Laurindo (Patriota), número 510: é engenheiro agrônomo. Fez parte da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Federação do Comércio (FECOMÉRCIO), Conselho do Sebrae Amapá e na Junta Comercial do Amapá (JUCAP).

Marinaldo de Sousa Silva (PCO), número 299: teve a candidatura indeferida, mas aguarda o julgamento de um recurso.

Valdenor Guedes (Avante), número 700: é químico industrial e servidor público federal aposentado, e também atua como professor de física, matemática e química, além de ser diretor técnico da antiga Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). Na carreira política, ele coleciona três mandatos como deputado federal: eleito em 1990 e 1994, e assumindo como suplente em 2003.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!