Eleições 2022

Eleições 2022 no Acre: Confira nomes e números dos candidatos ao governo e ao Senado

26 set 2022, 15:08 - atualizado em 26 set 2022, 15:15
Palácio Rio Branco governo Acre eleições 2022
Eleições na reta final : no dia 02 de outubro, Acre escolhe seu novo governador e um senador (Imagem: Google Streets)

A poucos dias do primeiro turno das eleições de 2022, é hora de preparar sua cola para o dia 02 de outubro. A lista é extensa. Neste ano, além da eleição para presidente, os brasileiros escolherão os governadores de 26 Estados e do Distrito Federal, além de senadores, deputados federais e deputados estaduais. Confira, abaixo, os sete candidatos ao governo do Acre, além dos 8 candidatos que disputam a vaga de senador pelo Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Candidatos ao governo do Acre nas eleições de 2022:

David Hall (Avante) – Número 36

Professor, David Hall (Avante), de 35 anos, tenta pela segunda vez chegar à chefia do executivo do Acre. Formado em filosofia, Hall foi um dos fundadores do partido Rede Sustentabilidade no estado, é um dos dirigentes do Avante e nunca ocupou cargo eletivo.

Gladson Cameli (PP) – Número 11

(Geraldo Magela/Agência Senado)

Atual governador, Gladson Cameli (PP) tenta a reeleição em outubro. Sobrinho do ex-governador do estado Orleir Cameli, Gladson começou a carreira como deputado federal por dois mandatos e foi senador do estado antes de vencer a eleição em 2018 para governador.

Mara Rocha (MDB) – Número 15

Mara Rocha (MDB) é outra deputada federal candidata ao governo do estado nestas eleições. Candidata mais votada no estado em 2018, Mara terá como candidato seu irmão Major Rocha (PSL), deputado federal e atual vice-governador do estado.

Nilson Euclides (PSOL) – Número 50

Nilson Euclides (PSOL) é cientista político e professor. Natural de Mato Grosso do Sul, Euclides nunca ocupou cargo eletivo e foi consultor do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça.

Sérgio Petecão (PSD) – Número 55

Sérgio de Oliveira Cunha, o Sérgio Petecão (PSD), é um tradicional político do Acre. Foi deputado estadual foi 3 mandatos, sendo presidente da assembleia legislativa por duas vezes, deputado federal e é atual senador pelo estado em seu segundo mandato. Foi candidato a prefeitura de Rio Branco por duas vezes, mas saiu derrotado.

Márcio Bittar (União Brasil) – Número 44

(Imagem:Geraldo Magela/Agência Senado)

Nestas eleições, o atual senador Márcio Bittar (União Brasil) tenta pela quarta vez conquistar o governo do estado. Deputado estadual por um mandato e deputado federal por duas vezes, Bittar tentou também por duas vezes a eleição para prefeitura de Rio Branco.

Jorge Viana (PT) – Número 13

Jorge Ney Viana Macedo Neves  (PT) tem 62 anos e é engenheiro florestal. Seu primeiro mandato foi de prefeito entre 1993 a 1996. Já em 1999 ele assumiu o governo do estado, sendo reeleito e ficando no cargo até 2006. Já em 2011, ele foi senador, cargo que permaneceu até 2019.

Veja quem são os candidatos ao Senado pelo Acre nestas eleições:

Jenilson Leite (PSB), número 400: é atual deputado federal em seu segundo mandato. Médico, foi presidente da Associação Médica Nacional e foi filiado ao Partido Comunista do Brasil antes de se transferir, em 2019, para o PSB.

Alan Rick (União Brasil), número 444: jornalista de 45 anos, está em seu segundo mandato como deputado federal. Âncora da TV Gazeta, filiada da Record no Acre, aposta na popularidade e nas redes sociais para se eleger ao senado.

Márcia Bittar (PL), número 222: esposa de Márcio Bittar, atual senador  e candidato ao governo do estado, é historiadora, professora e coordenou as campanhas do marido. É a primeira eleição que disputa.

Sanderson Moura (PSOL), número 500: é candidato ao senado. Escritor, Sanderson é membro da academia acreana de letras e já declarou que pode concorrer ao governo do estado ao invés de uma a uma vaga no senado.

Vanda Milani (PROS), número 900: atual deputada federal pelo Acre, é mais uma candidata à uma vaga no senado. Professora, delegada e procuradora de justiça, Vanda foi procuradora geral do estado e presidente da associação do ministério público do estado.

Dimas Sandas (Agir), número 364: com 40 anos, é jornalista com pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Administração Pública. Foi diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre, diretor executivo da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos do Acre e da Secretaria de Estado de Planejamento do Acre.

Nazareth Araújo (PT), número 131: é procuradora e foi vice-governadora do Acre. Procuradora-Geral do Acre de 2007 a 2010, foi candidata a suplente de senadora em 2018. Em 2014 foi eleita vice-governadora.

Ney Amorim (Pode), número 199: foi candidato ao senado em 2018. Está em seu terceiro mandato como deputado estadual. É policial civil, chegou a concorrer uma vez para a assembleia sem sucesso.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!