Eleições 2022: Lula ganha entre os mais jovens; Bolsonaro tem o voto dos mais velhos
A maioria daqueles que pretendem votar (51%) no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas próximas eleições tem entre 16 e 24 anos, aponta o levantamento do BTG Pactual/FSB Pesquisa.
Já a maioria dos eleitores (36%) de Jair Bolsonaro (PL) tem de 41 a 59 anos.
Do total de entrevistados, 51% dos eleitores do candidato petista são mulheres, enquanto 40% dos do atual presidente são homens.
A pesquisa eleitoral, realizada entre os dias 27 e 29 de maio, mostra que Lula cresceu 5 pontos percentuais e lidera a disputa com 46% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro.
Nas simulações de segundo turno, o ex-presidente continua vencendo em todos os cenários.
Os dados da pesquisa também indicam um crescimento no número de eleitores interessados ou muito interessados no pleito de outubro.
Os eleitores de Lula
Além de ganhar entre os mais jovens, Lula tem mais votos nas regiões Nordeste (60%) e Norte/Centro-Oeste (53%) do Brasil.
Por renda familiar, a maioria dos eleitores do candidato petista vivem com até um salário mínimo (65%) e entre um e dois salários mínimos (54%).
Entre os votantes do ex-presidente, a maioria (56%) não faz parte da População Economicamente Ativa (PEA).
Relacionado à religião, os católicos (52%) e as pessoas sem religião (52%) empatam como os que têm maior aderência ao governo Lula.
Os eleitores de Bolsonaro
Por região, aqueles que votam em Bolsonaro estão concentrados no Sul do país (45%). A área que o atual presidente tem menos aderência é no Nordeste brasileiro (21%).
A maioria dos eleitores de Bolsonaro vive com mais de cinco salários mínimos (45%), seguidos por aqueles que recebem entre dois e cinco vezes o montante de R$ 1.212 (38%).
Do total de eleitores entrevistados, 36% daqueles que pretendem votar no presidente integra a PEA.
Já por religião, os evangélicos (46%) são os que mais querem um segundo mandato de Bolsonaro.
Quem vota nulo/branco?
Aqueles que pretendem votar nulo ou branco na eleição de 2022 são, minoritariamente, da região Nordeste (1%). O Sudeste, o Sul e o Norte/Centro-Oeste tem 2% cada dos eleitores que visam anular ou votar em branco.
Por renda, 3% dessas pessoas estão entre o grupo de quem recebe entre dois e cinco salários mínimos, sendo que 2% deles trabalha (PEA).
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!