Eleições 2022: Lula defende revogação do teto de gasto e valorização do salário mínimo em plano de governo
Os brasileiros terão que votar, no próximo domingo (2), em um dos 11 candidatos à presidência da República.
Líder nas pesquisas de intenção de votos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a defesa da democracia, a segurança alimentar e a justiça social em seu plano de governo.
Em 121 parágrafos, o documento não enumera metas, mas apresenta diretrizes gerais nas mais variadas áreas. Confira os destaques abaixo:
Emprego
No campo do emprego e da renda, o plano de governo de Lula propõe uma nova legislação trabalhista de proteção a todas as formas de ocupação, com especial atenção aos autônomos, trabalhadores domésticos e quem está no teletrabalho ou home office.
O documento menciona também a revogação do teto de gastos e a revisão do atual regime fiscal brasileiro, assim como a retomada da política de valorização do salário mínimo “visando à recuperação do poder de compra de trabalhadores, aposentados e beneficiárias de políticas previdenciárias e assistenciais”.
Educação
No campo educacional, as diretrizes apontam para o investimento em educação de qualidade, no direito ao conhecimento e no fortalecimento da educação básica, da creche à pós-graduação.
Também há menção ao fortalecimento da “educação pública universal, democrática, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, laica e inclusiva, com valorização e reconhecimento público de seus profissionais”.
Segurança Pública
Na área de segurança pública, o plano de governo do petista promete a implementação e aprimoramento do Sistema Único de Segurança Pública, modernizando estratégias, instrumentos e mecanismos de governança e gestão.
A modernização das instituições de segurança, das carreiras policiais, dos mecanismos de fiscalização e da supervisão da atividade policial é a outra promessa do documento, assim como a valorização do profissional de segurança.
Outro ponto do programa é a criação de uma nova política sobre drogas, intersetorial e focada na redução de riscos, na prevenção, tratamento e assistência ao usuário.
Social
Na área social, o plano de governo destaca o enfrentamento da fome e da pobreza, assim como a garantia dos direitos à segurança alimentar e nutricional e à assistência social.
O fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da garantia de acesso a ações de inclusão produtiva no campo e nas cidades são outras promessas, assim como a renegociação das dívidas das famílias e das pequenas e médias empresas por meio dos bancos públicos.
Saúde
Já na saúde, o documento menciona a retomada do atendimento às demandas que foram represadas durante a pandemia, atender as pessoas com sequelas da covid-19 e retomar o programa de vacinação através do SUS.
O programa de governo inclui também a retomada de políticas como o Mais Médicos e o Farmácia Popular, bem como a reconstrução e fomento ao complexo econômico e industrial da saúde.
Confira o plano de governo de Lula na íntegra:
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!