Eleições 2022

Eleições 2022: Lula defende burguesia, diz Vera Lúcia (PSTU) em programa de governo; veja a íntegra

27 set 2022, 17:29 - atualizado em 27 set 2022, 17:29
Vera Lúcia, candidata do PSTU a presidente, eleições eleição 2022 lula bolsonaro
Vanguarda revolucionária: Vera Lúcia defende “atacar as propriedades das grandes empresas”, caso vença as eleições (Imagem: Divulgação/ PSTU)

Enquanto a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, não mede esforços para incutir nos eleitores a tese de que a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representará a implantação do comunismo no Brasil, a também presidenciável Vera Lúcia (PSTU) tenta convencer a plateia do contrário: se vencer as eleições de 2022, Lula fará um governo “burguês”.

Nas 26 páginas do programa de governo que apresentou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a candidata cita Lula 12 vezes – sempre colocando-o como um peão da burguesia.

Lembrando que Lula governou o Brasil entre 2003 e 2010, e Bolsonaro ocupa o Palácio do Planalto desde 2019, a carta-programa do PSTU afirma que “os governos são diferentes, mas os grandes setores da burguesia mandaram no governo Bolsonaro e seguirão mandando em um possível governo Lula.”

Para Vera Lúcia e seus correligionários, no máximo, Lula fez um governo “reformista” que não passou de uma “resposta da burguesia” à “revolução da classe trabalhadora”. Uma vez instalado no poder, o ex-sindicalista foi mais uma das “novas decepções para os trabalhadores”, ao lado de governos como o de Alberto Fernandez (Argentina), Joe Biden (EUA) e Pedro Castillo (Peru).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eleições servem à “democracia burguesa”

Segundo o programa do partido, “a democracia burguesa é uma farsa. Na verdade, é uma ditadura da grande burguesia disfarçada por eleições periódicas.” Somente a tomada de poder, pelos trabalhadores, romperia essa condição.

Uma vez que são os trabalhadores que produzem os bens e riquezas, o PSTU defende que eles devem “dirigir o país”. “E isso começa pelo local de trabalho, ou seja, pelo controle dos trabalhadores sobre as empresas. Defendemos a auto-organização dos trabalhadores pela base em todos os setores.”

O programa de governo apresentado por Vera Lúcia é baseado em cinco pontos, “que partem das questões mais sentidas pelos trabalhadores em seu dia a dia e fazem a ponte com a necessidade de um governo dos trabalhadores”.

São eles: 1) o combate imediato à fome e a miséria; 2) a defesa da soberania e da ruptura com o imperialismo; 3) o combate a todas as formas de opressões; 4) a defesa do meio ambiente; e 5) para defender os trabalhadores, atacar as propriedades das grandes empresas.

Veja, a seguir a íntegra do programa de governo proposto por Vera Lúcia, candidata à presidência pelo PSTU, caso vença as eleições.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!