Eleições 2022: Lula com Alckmin vice é uma chapa imbatível?
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro se acomoda no PL, de Waldemar Costa Neto, para disputar as eleições de outubro de 2022, e Lula ganha espaço, a esperada “terceira via” ainda está difusa e sem um nome concreto, avalia a MCM Consultores em um relatório enviado a clientes nesta sexta-feira (12) e obtido pelo Money Times.
“Nesta semana, os pré-candidatos tucanos, João Doria e Eduardo Leite, foram eclipsados por Bolsonaro e Moro“, explicam os analistas.
Bolsonaro, pela sua quase certa filiação, e Sergio Moro com a sua entrada no Podemos e discurso de pré-candidato.
Mas e se a terceira vier de uma nova configuração da chapa de Lula e do PT?
“A liderança por enquanto sossegada na corrida presidencial permitiu a Lula dar vazão à especulação de que terá Geraldo Alckmin como vice em sua chapa. Nem Lula nem Alckmin desmentiram os boatos. Sinal de que ambos consideram proveitosa a circulação dessa hipótese”, analisa a MCM.
Na pesquisa Genial/Quest publicada esta semana, Lula teria condições de vencer no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.
“Para Lula, seria muito conveniente ter Alckmin como vice. Do ponto de vista estritamente eleitoral, vices não influenciam significativamente a decisão de voto do eleitor. Mas, no caso de Lula, a companhia de Alckmin poderia amenizar a resistência de setores da sociedade e do eleitorado ao retorno do PT ao poder federal”, aponta a consultoria.
Lembrando que Alckmin ainda está no PSDB e, provavelmente, deve esperar os resultados das prévias do partido para dar os seus próximos passos.