Eleições 2022

Eleições 2022 Goiás: conheça os candidatos ao governo e ao senado

06 ago 2022, 11:00 - atualizado em 05 ago 2022, 21:38
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado de Goiás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja quem são os candidatos ao governo

Cintia Dias (PSOL)

Cíntia Dias tem 45 anos e é natural de Goiânia. Ela é socióloga, formada em ciências sociais e cursa mestrado em sociologia.

Edigar Diniz (Novo)

É professor e empresário. Natural de Santa Helena de Goiás (GO), ele é formado em Ciências da Computação, mestre em Engenharia de Software e pós-graduado em Docência Universitária. Antes de ser pré-candidato a governador de Goiás em 2022, Diniz nunca disputou uma eleição.

Gustavo Mendanha (Patriota)

Nascido em Aparecida de Goiânia (GO), Gustavo Medanha é educador físico e ex-prefeito de sua cidade natal. Iniciou sua carreira política ao ser eleito vereador no município em 2008. Disputou a prefeitura da cidade em 2016 e foi eleito. No pleito de 2020, ganhou a reeleição, mas renunciou ao cargo em março para ser candidato a governador de Goiás. Recentemente, trocou o MDB pelo Patriota, partido que representará nas eleições de outubro.

Helga Martins (PCB)

Helga Martins é doutora na área de Direto, Estado e Constituição e professora do curso de Direito na Universidade Federal de Jataí. Martins também atua em projeto de assessoria jurídica para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Pré-candidata ao governo de Goiás em 2022, essa é a primeira vez que ela concorrerá a um cargo eletivo.

Major Vitor Hugo (PL)

Natural de Salvador (BA), é deputado federal e militar. Ele foi eleito para a Câmara dos Deputados em 2018 e chegou a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o major é pré-candidato a governador de Goiás nas eleições 2022 pelo PL.

Ronaldo Caiado (União Brasil)

Ronaldo Caiado é o atual governador de Goiás e buscará a reeleição em 2022. Formado em Medicina, Caiado é natural de Anápolis (GO) e pertence a uma família de produtores rurais com forte envolvimento político. Ele já foi deputado federal por cinco mandatos e ocupava o cargo de senador quando foi eleito governador de Goiás em 2018. Entre 1986 e 1989, presidiu a União Democrática Ruralista, entidade que defende interesses dos produtores rurais, e também concorreu à Presidência da República em 1989.

Wolmir Amado (PT)

É ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Nascido em Paim Filho (RS), é professor e mestre em História. Ele foi presidente da Associação Brasileira das Escolas Superiores Católicas e tem uma carreira dedicada a educação e projetos comunitários. Wolmir Amado é o pré-candidato do PT a governador de Goiás em 2022.

Professor Reinaldo Pantaleão (UP)

Reinaldo Pantaleão tem 72 anos. Ele é professor aposentado, formado em história e lidera movimentos sociais.

Veja quem são os candidatos ao senado

João Campos (Republicanos)

João Campos, 59 anos, formado em Direito, foi delegado de polícia em Aparecida de Goiânia, e secretário de Segurança de Goiás antes de se voltar para a carreira política, em 2003. Foi eleito deputado federal, cargo para o qual foi reeleito cinco vezes, primeiro pelo PSDB, e depois pelo PRB, antes de a sigla mudar de nome para Republicanos.

Alexandre Baldy (PP)

Alexandre Baldy tem 42 anos e nasceu na capital goiana, onde se formou em Direito, atuou como empresário e militou em organizações ligadas ao setor produtivo. Em 2011, assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio durante o governo de Marconi Perillo. Após essa experiência, se elegeu deputado federal pelo PSDB em 2014. Foi ministro das Cidades no governo de Michel Temer esecretário de Transportes em São Paulo.

Delegado Waldir (União Brasil)

Waldir Soares de Oliveira, o Delegado Waldir, tem 59 anos e fez carreira como delegado a partir dos anos 2000 em cidades do entorno do Distrito Federal e em Goiânia (GO). No começo da vida política, em 2011, ficou 5 meses no cargo de deputado federal, como suplente. Três anos depois, foi eleito como titular na Câmara dos Deputados pelo Paraná. No pleito seguinte, em 2018, se elegeu pelo PSL, então partido de Bolsonaro.

Wilder Morais (PL)

Wilder Morais tem 53 anos. Em 2007, abriu uma construtora e atuou como empresário do setor. Três anos depois, concorreu ao Senado como suplente na chapa de Demóstenes Torres. Em 2011, Morais chefiou a Secretaria de Estado de Infraestrutura na gestão de Marconi Perillo. No ano seguinte, assumiu a cadeira de Torres quando ele foi cassado por quebra de decoro parlamentar.

Leonardo Rizzo (Novo)

Leonardo Rizzo é natural da Cidade de Goiás (GO). Graduado em Ciências Econômicas, trabalhou como corretor de imóveis até abrir a própria empresa. Também foi presidente do time de futebol Vila Nova.

Euler Ivo (PCdoB)

Euler Ivo, 73 anos, é empresário. Durante a ditadura militar, viveu na clandestinidade, pois foi um dos fundadores do PCdoB e esteve envolvido com movimentos armados de oposição ao regime. Em 1979, retornou a Goiás. Três anos depois, Euler foi eleito vereador por Goiânia. Em 1990, foi reconduzido ao cargo.

Manu Jacob (PSOL)

Manu Jacob é professora da rede pública estadual, nasceu em Ceres (GO) e tem 36 anos. Além disso, é comentarista na Rádio Bandeirantes e Rádio Sucesso. No pleito de 2020, Manu Jacob concorreu ao cargo de prefeita, mas não se elegeu.

Marconi Perilo (PSDB)

Natural de Palmeiras de Goiás (GO), foi governador de Goiás por quatro mandatos. Ex-deputado estadual e federal, foi vice-presidente do Senado entre 2007 e 2010. Em 2018, voltou a concorrer a uma vaga na Casa, mas não se elegeu.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do BrasilClique aqui e deixe seu voto!