Eleições 2022

Eleições 2022: Deputados do Centrão não divulgam partido nas redes sociais

19 ago 2022, 8:58 - atualizado em 19 ago 2022, 8:58
Eleições Brasília
Apenas 17,7% dos deputados do PL que disputam essas eleições exibem a sigla do partido (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Os políticos do Centrão candidatos às eleições deste ano são os que mais escondem seus partidos nas redes sociais, conforme levantamento realizado pela empresa de inteligência de dados, Lagom Data, nesta semana.

Segundo o estudo, apenas 17,7% dos deputados do PL (partido do presidente Bolsonaro) que disputam a reeleição exibem a sigla do partido. Enquanto a maioria dos integrantes da bancada de oposição se  identificam no Twitter.

A prática também é percebida entre os candidatos que lideram a disputa presidencial nessas eleições. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não informam seus partidos em suas descrições na rede social.

O cientista político Rodrigo Prando explicou, em entrevista ao Estadão, que a prática de esconder os partidos acontece devido ao alto grau de rejeição das instituições entre o eleitorado do país. Prando afirma que esses políticos sabem que há “um desgaste enorme da política dentro da sociedade, uma rejeição aos políticos e em especial aos partidos”.

Desde 2008, o Supremo Tribunal Eleitoral (STE) aprovou uma resolução que reforça que o mandato das eleições é do partido, e não pertence aos candidatos.

Assim, os deputados são eleitos em um sistema proporcional, no qual o total de votos de cada partido define o número de cadeiras que ele terá no Legislativo. Em um sistema proporcional definido pelo Quociente Eleitoral.

A pesquisa do Lagom Data ainda avaliou que políticos do PL e Progressistas, do Centrão, omitem suas siglas. Mas também candidatos do PSOL, PSD, Patriota, União Brasil, Podemos, Solidariedade e PSC têm maioria de políticos que não informam a agremiação nessas eleições. Assim como políticos do PSDB e do MDB.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Saiba mais! O QUE SINALIZA A ATA DO FED? COMO IMPACTARÁ AS BOLSAS E OS INVESTIMENTOS?