Eleições

Eleições 2022: conheça as propostas de Léo Péricles, candidato à presidência pelo UP

26 set 2022, 16:50 - atualizado em 26 set 2022, 16:50
Leonardo Péricles
(Divulgação/União Popular)

O programa do candidato a presidente Léo Péricles, do partido Unidade Popular (UP), apresenta uma proposta radical de transformação do Estado brasileiro, que inclui a revogação de todas as reformas adotadas nos últimos anos e a emenda do teto de gastos.

O texto apresenta inicialmente uma análise de conjuntura do que chama de “crise econômica e social do Brasil”, destacando que 63 milhões de brasileiros vivem com R$ 500 por mês, enquanto os 10% mais ricos detêm 80% do patrimônio privado.

Outro ponto abordado no documento é a fome no país, que, de acordo com dados mencionados, abrange atualmente cerca de 30 milhões de pessoas. Sobre o desenvolvimento econômico, o programa critica o que chama de “processo de desindustrialização” vivido pelo Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Propostas emergenciais

A seção de propostas no programa da UP está dividida em duas partes: propostas emergenciais e propostas estruturantes de governo.

Na parte de propostas emergenciais, fala-se na suspensão imediata do pagamento de juros e amortização da dívida pública, seguida de um processo de auditoria da mesma. Também promete a criação de frente emergenciais de trabalho em bairros pobres e em cidades do interior, garantia de auxílio emergencial permanente de um salário mínimo e a convocação de referendo revogatório para o teto de gastos e reformas de outros governos.

Propostas estruturantes

Já entre as chamadas propostas estruturantes, o plano de governo da UP propõe controle total do Estado sobre todos os monopólios e consórcios capitalistas considerados estratégicos e a planificação da economia.

Propõe a nacionalização de todo o sistema bancário em operação no país; a reestatização de empresas privatizadas pelo governo, o fim dos leilões do petróleo, a revisão das concessões dos portos, aeroportos e estradas brasileiras entregues a empresas privadas.

O plano de governo promete uma reforma agrária popular com nacionalização da propriedade da terra, anulação de impostos cobrados da população e instituição de tributo sobre grandes fortunas.

Outro ponto abordado é a socialização de todos os canais de televisão, rádio e jornais; demarcação e posse imediata de todas as terras indígenas, expulsão de empresas privadas que atuam na Amazônia e redução da jornada de trabalho para 6 horas, sem redução de salário, para todos os trabalhadores.

Leia aqui o documento completo com todas as propostas enviadas à justiça eleitoral

léo péricles

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!