Eleições 2022: Confira quem são os candidatos ao governo e ao senado no Maranhão
O início das eleições 2022 ocorrerá no próximo domingo, 2 de outubro, e os eleitores do Estado do Maranhão vão às urnas escolher seus representantes ao governo e ao senado, além da Presidência da República e deputados federais e estaduais.
- Eleições 2° turno: saiba quais são as três boas ações de empresas não estatais que estão baratas e podem entregar muito valor no curto prazo. Acesse o link e baixe o material gratuito
O Money Times traz a relação de nomes de candidatos e candidatas que disputam cargos ao governo e ao senado do Maranhão. Confira.
Candidatos ao governo no Maranhão nas eleições de 2022:
Carlos Brandão (PSB)
Carlos Orleans Brandão Júnior, tem 64 anos, é médico veterinário, empresário e político maranhense. Ele é governador do Maranhão, desde abril deste ano. Foi secretário-adjunto de Estado do Meio Ambiente. Eleito deputado federal por dois mandatos consecutivos, em 2014, Carlos Brandão foi escolhido para compor a chapa, como vice-governador, da candidatura de Flávio Dino ao governo do Estado.
Edivaldo Holanda Jr (PSD)
Edivaldo Holanda Junior, tem 44 anos, é empresário, advogado e político. Foi eleito duas vezes vereador de São Luís e uma vez como deputado federal. Em 2012, Edivaldo Holanda Júnior se lançou como candidato a prefeito de São Luís e foi eleito e reeleito quatro ano depois.
Enilton Rodrigue (PSOL)
Enilton Rodrigues tem 42 anos, foi coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e conselheiro dos órgãos colegiados superiores da UnB. Tentou ser vereador no município de Arame e deputado estadual.
Hertz Dias (PSTU)
Hertz da Conceição Dias, tem 51 anos, e é professor de História da rede pública municipal de São Luís e estadual do Maranhão. Foi candidato à vice-presidente do Brasil pelo PSTU e em 2020, chegou a concorrer para o cargo de prefeito de São Luís.
Laheio Bonfim (PSC)
Lahesio Rodrigues do Bonfim, de 44 anos, é graduado em medicina e é médico concursado do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da cidade de Balsas, no Sul do Estado. Foi prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes, a 738 km de São Luís, em 2016, sendo reeleito em 2020 com mais de 90% dos votos válidos.
Simplício Araújo (SD)
José Simplício Alves de Araújo, de 53 anos, é empresário, consultor e graduado em análise de sistemas. Foi secretário de Indústria e Comércio na gestão de Flávio Dino e é deputado federal.
Weverton Rocha (PDT)
Weverton Rocha Marques de Sousa, tem 42 anos, é formado em administração e é senador do Maranhão, desde 2019. Foi deputado federal pelo Maranhão por dois mandados. Também já foi secretário extraordinário da Juventude do Maranhão e secretário estadual de Esporte e Juventude além de assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego.
Professor Joás Moraes (DC)
Professor Joás Moraes é do Estado do Piauí e mora na cidade maranhense de Imperatriz há 30 anos. Ele é professor há 28 anos, sendo mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Letras na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professor auxiliar da UEMASUL e, também, atua como Assessor técnico para captação de recursos e gestão pública municipal.
Veja quem são os candidatos ao Senado pelo Maranhão nestas eleições:
Antonia Cariongo é mãe e avó, ecossocialista, feminista, lavradora, nascida e criada no Quilombo Cariongo, no município de Santa Rita, no Maranhão. Atua em movimentos sociais e é militante do movimento negro quilombola.
Flávio Dino se candidata pela primeira vez ao senado. O ex-governador é advogado, professor, ex-juiz federal e político. Flávio Dino é casado, tem dois filhos e é natural de São Luís. Na sua trajetória política, ele já foi eleito deputado federal (2007 a 2011), candidato a prefeito de São Luís em 2012 e foi governador do Maranhão entre 2015 a 2022.
- Eleições 2° turno: saiba quais são as três boas ações de empresas não estatais que estão baratas e podem entregar muito valor no curto prazo. Acesse o link e baixe o material gratuito
Ricardo Medeiros (DC) é empresário e já foi diretor geral da Blitz Urbana de São Luís, na gestão do ex-prefeito João Castelo. Ele também foi ex-secretário adjunto da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), ainda na gestão de João Castelo.
Roberto Rocha é administrador, empresário e senador do Maranhão desde 2015. Ele é casado, tem quatro filhos e é natural de São Luís. Em sua trajetória política, ele já exerceu um mandato como deputado estadual (1991 a 1995), três como deputado federal (1995 a 1999), (1999 a 2003) e (2007 a 2011) e já foi vice-prefeito de São Luís, entre 2013 a 2015.
Saulo Arcangeli, tem 50 anos, é servidor público e professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Ele é dirigente sindical licenciado do Sindicato dos Trabalhadores Judiciário Federal do Maranhão (Sintrajufe) e da Central Sindical e Popular CSP-CONLUTAS.
Ivo Nogueira é pastor da Igreja Batista em Açailândia, no sul do Maranhão, e presidente do Centro de Desenvolvimento Humano Ebenezer – CDHE.