Eleições

Eleições 2022: Confira quem são os candidatos ao governo e ao senado no Distrito Federal

27 set 2022, 9:41 - atualizado em 27 set 2022, 10:09
Eleições 2022 fundo partidário
(Imagem: REUTERS/Bruno Kelly)

No dia 2 de outubro, os eleitores no Estado de Distrito Federal vão às urnas escolher seus representantes ao governo e ao senado, além de deputados, processo que marca as eleições 2022 em todo o Brasil.

Money Times traz a relação de nomes de candidatos e candidatas que disputam cargos de governador e senador no Distrito Federal nessas eleições, cujo primeiro turno acontece neste próximo domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Candidatos ao governo no Distrito Federal nas eleições de 2022:

Ibaneis Rocha (MDB)

Atual governador, Ibaneis Rocha tenta a reeleição nas eleições 2022. Advogado, chegou a presidir a OAB do Distrito Federal. A eleição de 2018 foi a primeira de sua carreira.

Keka Bagno (PSOL)

A assistente social Keka Bagno (PSOL)é a primeira mulher negra a se candidatar ao cargo. Foi candidata a vice-governadora em 2018, tem 34 anos e nunca exerceu cargo eletivo.

Leandro Grass (PV)

Leandro Grass (PV)atualmente é deputado distrital em seu primeiro mandato. Professor e sociólogo, Lucas foi eleito na primeira eleição que disputou. Tem 37 anos e se filiou ao PV em 2014.

Leila Barros (PDT)

Leila Gomes de Barros Rêgo, ou Leila do Vôlei, é senadora em seu primeiro mandato. Conhecida pela sua carreira como atleta, Leila foi secretária de Esportes e Lazer de 2015 a 2018. Depois de se aposentar como jogadora de vôlei, foi comentarista antes de começar na carreira pública.

Lucas Salles (DC)

O marquetólogo paraibano Lucas Salles foi escolhido pelo partido Democracia Cristã (DC) como candidato a governador do Distrito Federal. Natural de Campina Grande, publicitário, professor de pós graduação em gestão pública e publicidade, escritor e consultor de empresas e político. É mestre em administração de empresas na área de marketing pela UFPB, com graduação em Comunicação Social na área de jornalismo pela UEPB.

Rafael Parente (PSB)

Rafael Parente é professor e doutor em educação pela Universidade de Nova York. Foi o primeiro secretário de Educação do governo Ibaneis Rocha, em 2019. Também foi subsecretário de educação no Rio de Janeiro. Entre as propostas dele, estão o investimento em projetos de ciência, tecnologia e inovação, além do desenvolvimento do turismo e a criação de empregos na capital.

Izalci Lucas (PSDB)

Izalci é natural de Araújos (MG). Em 2002, foi eleito pela primeira vez, para deputado distrital, e passou por secretarias do GDF. Em 2010 e 2014, foi eleito e reeleito deputado federal e, em 2018, ganhou a cadeira de senador por oito anos.

Paulo Octavio (PSD)

Paulo Octávio começou a carreira política em 1990, quando foi eleito deputado federal. Ocupou o cargo por dois mandatos, e também foi senador, entre 2003 e 2006. Nas eleições de 2006, foi eleito vice-governador na chapa de José Roberto Arruda.

Coronel Moreno (PTB)

Elziovan Moreno é ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Distrito Federal.

Veja quem são os candidatos ao Senado pelo Distrito Federal nestas eleições:

Damares Alves (Republicanos) é ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro. Essa é sua primeira eleição.

Flávia Arruda (PL) é deputado federal e mulher do ex-governador José Roberto Arruda.

Tenente Cel Souza Júnior (DC)

Rosilene Corrêa (PT) é pedagoga de formação e professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal. Antes, atuou também nas escolas do estado de Goiás.

Pedro Ivo (Rede) A federação PSol-Rede decidiu lançar uma candidatura coletiva ao Senado liderada pelo ambientalista e dirigente nacional da Rede, Pedro Ivo. Ele é fundador do partido ao lado de Marina Silva e de Heloísa Helena.

Marcelo Hipólito (PTB)

Joe Valle (PDT) 

Expedito Mendonça (PCO)

Elcimara (PSTU)

Carlos Rodrigues (PSD)

Alexandre Bispo (PSDB)

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!