Eleições 2022: Confira os candidatos em Tocantins ao governo e ao senado
No próximo dia 2 de outubro, os eleitores no Estado de Tocantins vão às urnas escolher seus representantes ao governo e ao senado, além de nomes para compor à Câmara dos Deputados em Brasília e a Assembleia Legislativa local, processo que marca as eleições 2022 em todo o Brasil.
O Money Times traz a relação de nomes de candidatos e candidatas que disputam cargos de governador e senador no Tocantins nessas eleições, cujo primeiro turno acontece neste próximo domingo.
Veja os candidatos ao governo de Tocantins:
Wanderlei Barbosa (Republicanos)
Wanderlei Barbosa é candidato pelo Republicanos e atual governador do estado. Ele assumiu o cargo após a renúncia de Mauro Carlesse, em março de 2022. Nascido em Porto Nacional (TO), foi vereador de sua cidade natal e de Palmas. Em 2010 se elegeu como deputado estadual e foi reeleito em 2014.
Ronaldo Dimas (PL)
Nascido em Minas Gerais e formado em engenharia civil, Ronaldo Dimas é candidato a governador pelo Podemos. Foi deputado federal e prefeito de Araguaína por dois mandatos consecutivos. Ele foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins também por dois mandatos, entre 1997 e 2003, e secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano no Governo do estado do Tocantins, de 2011 a 2012.
Paulo Mourão (PT)
Paulo Mourão é engenheiro agrônomo e candidato a governador pelo PT. Natural Iniciou sua trajetória política como deputado federal em 1988. Foi prefeito do município de Porto Nacional e se elegeu deputado estadual pelo Tocantins em 2014. Tentou se candidatar ao Senado em 2010 e 2018, mas não recebeu votos suficientes.
Carmen Hannud (PCO)
O Partido da Causa Operária (PCO) decidiu lançar uma candidatura própria ao governo do Tocantins. A chapa é composta por Carmen Hannud Carballeda Adsuara, candidata ao governo, e Athos Daniel Rodrigues da Silva, vice da chapa.
Coronel Ricardo (PMB)
Ricardo Ignácio de Macedo é natural de Porto Nacional e tem 57 anos. É coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), onde exerceu diversos cargos. Esta é a primeira vez que Ricardo Macedo se candidata a um cargo público.
Irajá (PSD)
Natural de Goiânia (GO), Irajá Silvestre Filho tem 39 anos. É formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural. Filho da também senadora Kátia Abreu (Progressistas), Irajá já ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos, entre os anos de 2012 e 2018. Também atuou como Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Em 2018, foi eleito o senador mais novo da história do país, com 35 anos.
Karol Chaves (PSOL)
Karol Chaves tem 41 anos e é natural de Osasco (SP), mas vive no Tocantins desde 1992. Ela é advogada, especialista em direitos das mulheres e pessoas LGBTQIs, e mestre em desenvolvimento regional.
Luciano de Castro (DC)
Luciano de Castro Teixeira é médico e profissional do Hospital Geral de Palmas (HGP). Nos últimos anos ele disputou as eleições para os cargos de deputado estadual, prefeito e depois vice-prefeito de Palmas, deputado federal e vereador da capital, mas não foi eleito e nunca ocupou cargo político.
Veja os candidatos ao senado pelo Tocantins:
Kátia Abreu (PP)
Kátia Abreu nasceu em Goiânia (GO) e tem 60 anos. Após a morte do marido, se mudou para o norte do estado, que seria convertido em Tocantins, onde assumiu o controle da fazenda da família. Formada em Psicologia, fez carreira como produtora rural, chegando a presidir a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) por vários anos. Em 2002, foi eleita deputada federal. Em 2006, ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado, e repetiu o feito na eleição posterior. Em 2015, se licenciou do cargo para chefiar o Ministério da Agricultura na gestão de Dilma Rousseff (PT).
Mauro Carlesse (Agir)
Mauro Carlesse é nascido em Terra Boa (PR). Em 2014, foi eleito deputado estadual e chegou a presidente da Assembleia Legislativa. Depois da renúncia do governador e da vice, assumiu interinamente o cargo até a realização de novas eleições. Em 2018 foi eleito governador do Tocantins, renunciando em março de 2022 após uma série de denúncias de corrupção.
Dorinha Rezende (UB)
Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a Professora Dorinha, de 57 anos, nasceu em Goiânia (GO), se graduou em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é mestre em Educação. Dorinha chefiou a secretaria de Educação e Cultura de Tocantins por quase 10 anos. Em 2010, se candidatou pela primeira vez a deputada federal e foi eleita. No pleito seguinte, foi reconduzida ao cargo.
Ataídes Oliveira (Pros)
Ataídes de Oliveira, 62 anos, é goiano de Estrela Norte. Formado em Direito, Oliveira trabalhou como advogado e empresário. É dono do Grupo Araguaia, que reúne empresas do segmento de consórcio, construção civil, imobiliária, comércio de veículos automotores, marketing publicitário e concessionárias. Em 2011, chegou ao Senado Federal como suplente, depois do afastamento do titular por 4 meses. Dois anos depois, repetiu a dose, mas dessa vez cumpriu o mandato até o fim.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.