Eleições 2022: Como funciona o voto em trânsito?
Opção para quem perdeu o prazo para a transferência do título de eleitor, o voto em trânsito é um direito previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) para quem não quer abrir mão de votar nas eleições.
Mas para essa opção também há um prazo. Para solicitar o voto em trânsito o período estabelecido foi de 12 de julho a 18 de agosto.
Para militares, guardas municipais, agentes de trânsito e pessoas convocadas para apoio logístico, entre outros, o prazo foi até 26 de agosto.
- SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.
O voto em trânsito ocorre somente em ano de eleições gerais com votação para Presidência da República, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do DF, Câmara dos Deputados e Governos Estaduais.
Antes de solicitá-lo era preciso saber se havia alguma pendência em relação ao título de eleitor. A situação do documento pode ser conferida no portal da Justiça Eleitoral.
Apenas aqueles com a situação regularizada podem votar em trânsito, e, uma vez que o cadastro do eleitorado já foi fechado, não é mais possível resolver nenhuma pendência relativa ao título, como multas ou faltas não justificadas, por exemplo.
Caso esteja tudo certo, é necessário também indicar em qual cidade o eleitor estará nos dias da votação, tanto no primeiro quanto no segundo turno, nos dias dois e 30 de outubro, respectivamente.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada UF divulgou todas as seções eleitorais em que haverá voto em trânsito.
Vale lembrar que a modalidade só é disponibilizada em municípios com mais de 100 mil habitantes, além das capitais. Confira aqui as cidades que aceitam voto em trânsito.
O pedido de transferência temporária pode ser feito com apenas um documento oficial de identificação com foto. Mas é preciso fazer presencialmente e não existe voto em trânsito em cidades do exterior.
Feita a inscrição, quem estiver na mesma unidade da federação (UF) de seu domicílio eleitoral poderá votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Já quem estiver, no dia da votação, fora da UF do seu domicílio eleitoral poderá votar somente para presidente.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 330 mil brasileiros solicitaram, para o primeiro turno, o voto em trânsito à Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022.
Na eventualidade de segundo turno, o pedido foi feito por 314.804 eleitores.
Para saber o local onde votar em trânsito, o eleitor deve acessar o Portal do TSE e clicar no link Consulta aos locais de votação para o voto trânsito (pessoas ausentes do seu domicílio eleitoral), localizado em “Locais de Votação”, na aba “Eleições 2022”.
- Com Lula ou Bolsonaro, poupança e conta corrente estão “comendo” o seu dinheiro sem você perceber – e a situação tende a piorar. Veja como fugir disso clicando aqui.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!